Os trabalhos de campo começaram a ser feitos em abril deste ano e deverão se estender até fevereiro de 2012
Petrobras apresenta trabalhos realizados em Nova Mutum
O prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Oduvaldo Lopes Ferreira, reuniram-se segunda-feira, no gabinete, com os geofísicos Luite Oliveira e Werner Goebel, da Petrobras, para mais informações acerca dos trabalhos que estão sendo realizados no município. A estatal está fazendo um levantamento sísmico na região médio norte do Estado de Mato Grosso, à procura por óleo e gás em uma área de mais de 14 mil km².
A Petrobras está trabalhando nos seis blocos adquiridos em 2008, no 10º leilão ANP, localizados nos municípios de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Paranatinga, Rosário Oeste, Santa Rita do Trivelato e Nova Ubiratã, exercendo a função de fiscalizadora das atividades da empresa Geokinetics, que foi contratada para a execução dos trabalhos de campo. Só em Nova Mutum, entre atividades administrativas e suporte ao campo, são mais de 40 pessoas envolvidas. Somando-se todas as bases de operações, existe um efetivo de aproximadamente 440 funcionários.
Os trabalhos de campo começaram a ser feitos em abril deste ano e deverão se estender até fevereiro de 2012. “Atualmente estamos na fase de aquisição de dados sísmicos, os quais serão posteriormente interpretados para definição de possíveis locais para perfurações de poços. Caso alguma região de interesse seja realmente constatada, a Petrobras poderá optar em iniciar a exploração de possíveis reservas. Caso as expectativas não se confirmem, ou as descobertas não sejam viáveis, é realizada a devolução dos blocos para a ANP”, explicaram os geofísicos.
De acordo com Oduvaldo, a reunião foi solicitada para que o município tenha conhecimento das atividades. “Queremos estar em sintonia com o andamento dos trabalhos, para que, diante de um resultado positivo, possamos atrair investimentos para Nova Mutum”, falou. De imediato, o município está ganhando com a arrecadação de impostos dos produtos e serviços utilizados pela equipe, além das diversas oportunidades de emprego que já foram criadas.
Comentários