Agência Filatélica promove exposição juvenil de selos
A Agência Filatélica dos Correios realiza, até o fim de dezembro, uma exposição juvenil de selos. Uma das coleções, sobre futebol, pertence ao estudante Enzo Estellato Calixto, de apenas 8 anos. As peças estão no saguão da Agência Central de Cuiabá desde o dia 21 de novembro, e podem ser conferidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Todas as seis coleções disponíveis para apreciação do público participaram da 11ª Exposição Filatélica Nacional (Brapex), realizada em outubro, em Recife (PE), sendo que uma delas, que tem como tema o Natal, foi premiada.
O jovem Enzo entrou em contato com os selos cedo, depois que ganhou a primeira coleção do pai. Mas foi somente neste ano que ele passou, por conta própria, a alimentar o álbum com novos exemplares. O estudante também recebe o incentivo da “madrinha de selos” Anna Maria Ribeiro Costa, de 54 anos, colecionadora há quase 30 anos. Foi ela que o presenteou com lupa, classificador e pinça. “Quando ele ficar maior, vai ganhar a própria guilhotina, mas ainda vai demorar um pouco”, conta ela, entusiasmada com o interesse de Enzo pelos selos.
Dona de uma coleção de selos com personagens da Walt Disnney, Mariana dos Santos Giolo, de 10 anos, incentivou a prima, Celina dos Santos Alencastro, de 17 anos, a também ingressar no universo dos selos. Ambas ganharam os primeiros exemplares do presidente do Clube Filatélico de Cuiabá, Rubens Fabio Matos Ferreira, vizinho e amigo da família de Mariana. Agora, caminham sozinhas na construção das coleções, que também podem ser apreciadas até dezembro. “Os selos são muito legais, principalmente os de esportes”, fala Celina, sobre seu tema preferido.
VISITA - O pequeno Enzo, Mariana e Celina, visitaram a exposição na segunda-feira (28.11), para conferir de perto o andamento da mostra. Após a visita, a gerente da Agência Filatélica, Sirlei Silva do Couto, exibiu um filme sobre filatelia para o grupo, que foi presenteado com novos exemplares de selos. A AC/Filatélica está organizando, juntamente com o Clube Filatélico de Cuiabá, uma cerimônia extraoficial para premiação e entrega das medalhas a todos os mato-grossenses participantes da Brapex, incluindo os donos das coleções em exposição.
Comentários