Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 30 de Novembro de 2011 às 00:58
Por: Sergio Roberto

    Imprimir


O consultor da BM&F/Bovespa, João Pedro Cuthi Dias, palestrou na noite da última segunda-feira (28.11) a produtores rurais sobre estratégias de proteção contra quedas de preços das commodities. A palestra foi apresentada no auditório do Sindicato Rural de Tangará da Serra, numa parceria entre a entidade e a empresa Um Investimentos.   

Dentro do contexto do tema abordado na palestra, João Pedro Cuthi Dias afirmou que a atual conjuntura de mercado aponta para a necessidade de cautela para a comercialização das commodities. “A economia mundial está sob estresse e o freio de mão está puxado nos principais mercados. Não se sabe o que pode acontecer amanhã. Todo mundo está esperando assentar a poeira”, disse, antecipando a recomendação para que os produtores observem muito bem o comportamento do mercado para que sejam evitados os maus negócios.

As oscilações negativas nos mercados de commodities, em especial do milho e da soja – produtos tidos como as principais matérias primas no complexo alimentício mundial – corroboram a recomendação de cautela externada pelo consultor da BM&F/Bovespa. As últimas semanas, por exemplo, mostraram uma sequência de quedas tanto da soja como do milho na bolsa de Chicago. As oscilações negativas foram motivadas principalmente pelas incertezas provocadas pela crise nas economias européias, com destaque para os espasmos econômicos na Grécia e na Itália, que incluíram até mesmo quedas de governos.

Somente no início desta semana que o mercado europeu deu sinais de diminuição da turbulência, com avanços nos entendimentos entre Alemanha e França no sentido de definir uma política fiscal para a zona do euro. A informação, considerada uma “boa novidade” cenário macroeconômico, gerou otimismo e fez, automaticamente, com que os preços das commodities reagissem nos pregões.

João Pedro Cuthi Dias frisou ainda que os produtores rurais podem encontrar na bolsa um norteamento para aumentar a rentabilidade e ter garantia dos preços a serem negociados. “A bolsa é uma maneira segura de se negociar as commodities, a produção. Possui diversos atores e o produtor rural precisa se utilizar desta ferramenta para melhorar os seus negócios e ter maiores certezas em relação aos valores que negocia”, observou.

A palestra de João Pedro Cuthi Dias também foi realizada nesta terça-feira (29.11) em Campo Novo do Parecis. A cidade de Sapezal sediará o evento nesta quarta-feira (30.11), no Sindicato Rural local, a partir das 19h00.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/67204/visualizar/