A PROTESTE Associação de Consumidores eliminou duas de seis marcas testadas de bronzeadores de fator de proteção oito por causar reação alérgica
PROTESTE elimina dois bronzeadores em teste por causar alergia
O bronzeador Soleil da Racco foi eliminado antes mesmo dos testes por conter em sua fórmula a substância methyldibromo glutaronitrile, proibida na Europa, que só pode ser utilizada em produtos com enxágue por possibilitar reações alérgicas. Três consumidores que testaram o Banana Boat relataram coceira e vermelhidão após dois dias de uso e por isso o produto também foi retirado dos resultados.
Além disso, os produtos Sundown Gold e Rayto de Sol apresentaram nível de proteção inferior ao que consta na embalagem. Foram testados: Coppertone Bronze, Sundown Gold, Rayito de Sol, Cenoura & Bronze, Banana Boat e Soleil.
Apesar do fator oito de proteção solar estar explícito na embalagem, os produtos Sundown Gold e Rayito de Sol apresentaram proteção fator sete e cinco respectivamente. As marcas Coppertone Bronze e Cenoura & Bronze, no entanto apresentaram níveis de proteção bem acima do indicado, FPS 13 e 14.
O filtro benzophenone 3, que é cancerígeno, foi encontrado nos produtos testados, porém em níveis inferiores a 10%, limite estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Apenas o Sundown não apresenta a substância na fórmula.
Quinze voluntárias testaram cada produto por quatro dias de exposição ao sol e a cor da pela foi medida com um aparelho chamado colorímetro, antes e depois dos dias de uso. Após os sete dias sem o uso do produto a região tratada foi comparada com a não tratada.
A promessa de proporcionar o tom dourado a pele não foi percebida pelo colorímetro, instrumento de medição que avalia as mudanças na cor da pele, porém, as voluntárias perceberam diferenças entre os produtos e elegeram o Coppertone Bronze e Rayito de Sol como os melhores.
Na avaliação da PROTESTE o produto Coppertone Bronze foi o melhor do teste e também a escolha certa, por possuir proteção contra os raios UVB a manter o bronzeado duradouro.
O teste completo está disponível na íntegra na edição 109 da revista PROTESTE, distribuída exclusivamente para associados.
Comentários