Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 29 de Novembro de 2011 às 10:18

    Imprimir


As Bases de Segurança Comunitária da área do Nordeste de Amaralina, em Salvador, ganham novos comandantes a partir desta terça-feira (29), segundo informou a Polícia Militar da Bahia. Criadas no final do mês de setembro, as três unidades - Chapada do Rio Vermelho, Santa Cruz e Nordeste - eram comandadas pela Capitã Roseane Guimarães, de 31 anos. A partir de agora, cada base terá um comandante diferente, coordenados pelo Major Ricardo Passos.

Assumem as unidades a Capitã Ana Amélia, de 39 anos, que era lotada na 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e agora responde pela unidade de Santa Cruz; o Capitão Elson pereira, 43, que trabalhava como subcomandante da 40ª CIPM, assumirá a unidade da Chapada do Rio Vermelho; a Capitã Fabiana Moraes, de 33 anos, vinda do 18º Batalhão, no Centro Histórico, agora responde pela Base do Nordeste de Amaralina.

Em nota, a PM informou que "as mudanças fazem parte do modelo de gestão das Bases Comunitárias de Segurança adotado durante a etapa de avaliação e aprimoramento". A publicação informa ainda que capitã Roseane passa a integrar a equipe de gestão das Bases Comunitárias de Segurança, que coordena o processo de instalação em todo estado. Por meio da assessoria, a Polícia Militar garante que a saída de capitã Roseane não se dá por motivos de problemas ocorridos durante a gestão.

Unidades

A área que abrange Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho conta com atuação de 360 policiais militares treinados para diminuir os índices de criminalidade nas comunidades. As bases funcionam no Centro Social Urbano (CSU), no Beco da Cultura, no Nordeste de Amaralina; na Rua Coréia do Sul, na Chapada do Rio Vermelho; e na Rua Nova República, ao lado do colégio Dionísio Cerqueira, na Santa Cruz. São utilizadas 16 viaturas, além de 25 câmeras, com uma central de monitoramento na base do Nordeste.

São quatro unidades de segurança comunitária em funcionamento na Bahia. A primeira foi inaugurada no bairro do Calabar, no mês de abril. As bases são inspiradas nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que funcionam em comunidades no Rio de Janeiro.

Base no Subúrbio

O governador Jaques Wagner anunciou que o próximo passo será a instalação de uma Base Comunitária de Segurança no Subúrbio Ferroviário de Salvador. "A previsão de instalação é para o começo do próximo ano, estamos estudando o local. Vamos continuar esse processo que vem dando certo. O governo considera a primeira experiência positiva, mas o trabalho nao é de curto prazo, são três, quatro, até cinco meses", disse o governador durante a inauguração das três bases do Nordeste de Amaralina.





Fonte: Do G1 BA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/67300/visualizar/