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Já estão com a Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) de Cuiabá as planilhas de custo das empresas justificando o aumento
Empresas de ônibus pedem a atualização do valor da passagem
Empresários do setor de transporte coletivo urbano já solicitaram estudo da planilha de custo da tarifa de ônibus do sistema de Cuiabá e Várzea Grande. O último realinhamento do valor da passagem ocorreu no início de novembro do ano passado.
A informação foi dada ontem pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (STU), Rômulo Botelho, também diretor-presidente da União Transportes que, além de fazer as linhas municipais de Várzea Grande, opera no intermunicipal entre a cidade vizinha e a Capital.
Conforme Botelho, o último reajuste ocorreu em novembro do ano passado, quando o valor saltou de R$ 2,30 para R$ 2,50 na Capital. No intermunicipal e em Várzea Grande, o preço atual da passagem é de R$ 2,40.
O aumento da tarifa é concedido anualmente, com o intuito de manter o equilíbrio financeiro do sistema. “O custo do sistema é cada vez maior. Nesses últimos doze meses tivemos dois aumentos do diesel, tivemos aumento dos insumos e dos gastos com manutenção”, disse Botelho.
A planilha leva em consideração ainda o percentual de reajuste concedido aos trabalhadores do setor, número de gratuidades, quilômetros rodados e o número da frota. Apenas na Capital, entre ônibus e microônibus, circulam cerca de 450 veículos.
Botelho garante que tanto em Várzea Grande como em Cuiabá os empresários investiram na renovação da frota nesses últimos dozes meses. “Em 2011, foram adquiridos 65 novos ônibus na Capital”, afiançou. “A União Transportes, por exemplo, renovou a frota em 56 veículos”, acrescentou. Na Capital, outras três empresas operam no sistema: Pantanal, Integração e Norte-Sul.
O diretor de Transporte da Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) de Cuiabá, Gabriel Muller, confirmou que técnicos do órgão municipal analisam a planilha de custos operacionais apresentada pelos empresários. “Ainda não há nada definido. Essa análise ainda segue para o secretário (Josemar Araújo Sobrinho), que conduzirá a questão, e para o prefeito Francisco Galindo”, disse.
Segundo Muller, não há data prevista para a conclusão dos trabalhos. Porém, a expectativa dos empresários é que a recomposição da tarifa ocorra em dezembro próximo. “Esperamos que o realinhamento do valor ocorra ainda neste ano, já que o último ocorreu em novembro do ano passado”, destacou Botelho. O percentual de aumento solicitado não foi informado.
Por meio da assessoria de imprensa, a Agência de Regulação dos Serviços Delegados de Mato Grosso (Ager/MT) informou que a solicitação dos empresários também é analisada por técnicos do órgão estadual. Os dados operacionais e de custos apresentados estão sendo checados pela Coordenadoria de Estudos Econômicos da Agência.
Em 2010, as prefeituras das duas cidades e a Ager decidiram pela unificação da data de reajuste da tarifa.
A informação foi dada ontem pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (STU), Rômulo Botelho, também diretor-presidente da União Transportes que, além de fazer as linhas municipais de Várzea Grande, opera no intermunicipal entre a cidade vizinha e a Capital.
Conforme Botelho, o último reajuste ocorreu em novembro do ano passado, quando o valor saltou de R$ 2,30 para R$ 2,50 na Capital. No intermunicipal e em Várzea Grande, o preço atual da passagem é de R$ 2,40.
O aumento da tarifa é concedido anualmente, com o intuito de manter o equilíbrio financeiro do sistema. “O custo do sistema é cada vez maior. Nesses últimos doze meses tivemos dois aumentos do diesel, tivemos aumento dos insumos e dos gastos com manutenção”, disse Botelho.
A planilha leva em consideração ainda o percentual de reajuste concedido aos trabalhadores do setor, número de gratuidades, quilômetros rodados e o número da frota. Apenas na Capital, entre ônibus e microônibus, circulam cerca de 450 veículos.
Botelho garante que tanto em Várzea Grande como em Cuiabá os empresários investiram na renovação da frota nesses últimos dozes meses. “Em 2011, foram adquiridos 65 novos ônibus na Capital”, afiançou. “A União Transportes, por exemplo, renovou a frota em 56 veículos”, acrescentou. Na Capital, outras três empresas operam no sistema: Pantanal, Integração e Norte-Sul.
O diretor de Transporte da Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) de Cuiabá, Gabriel Muller, confirmou que técnicos do órgão municipal analisam a planilha de custos operacionais apresentada pelos empresários. “Ainda não há nada definido. Essa análise ainda segue para o secretário (Josemar Araújo Sobrinho), que conduzirá a questão, e para o prefeito Francisco Galindo”, disse.
Segundo Muller, não há data prevista para a conclusão dos trabalhos. Porém, a expectativa dos empresários é que a recomposição da tarifa ocorra em dezembro próximo. “Esperamos que o realinhamento do valor ocorra ainda neste ano, já que o último ocorreu em novembro do ano passado”, destacou Botelho. O percentual de aumento solicitado não foi informado.
Por meio da assessoria de imprensa, a Agência de Regulação dos Serviços Delegados de Mato Grosso (Ager/MT) informou que a solicitação dos empresários também é analisada por técnicos do órgão estadual. Os dados operacionais e de custos apresentados estão sendo checados pela Coordenadoria de Estudos Econômicos da Agência.
Em 2010, as prefeituras das duas cidades e a Ager decidiram pela unificação da data de reajuste da tarifa.
Fonte:
Do DC
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/67324/visualizar/
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