Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 28 de Novembro de 2011 às 18:29

    Imprimir


A União Europeia deve se mostrar unida e comprometida com o euro para resolver a crise da dívida soberana, antes de buscar a ajuda de nações com como a China, afirmou o ex-pimeiro ministro britânico Tony Blair em uma entrevista ao jornal oficial "China Daily" publicada nesta segunda-feira.

Blair, que viajou à China como enviado especial do Quarto para o Oriente Médio (grupo formado pela União Europeia, Estados Unidos, Rússia e ONU), ressaltou que a UE se encontra "diante da última oportunidade de mostrar uma liderança decidida" e acrescentou que "é hora de atuar".

"Não tenho dúvidas de que a China está preparada para ajudar, mas só o fará se a Europoa atuar unida. Não há ações chinesas que possam substituir as europeias", assinalou Blair no jornal.

  Efe  
Em Pequim, Blair posa com Kim Jin-sun, chefe do comitê dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang
Em Pequim, Blair posa com Kim Jin-sun, chefe do comitê dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang

Na opinião do ex-premiê, os líderes europeus devem mostrar que "o peso do sistema econômico continuará em uma moeda única".

"Não podemos dizer que não estamos comprometidos 100% e que, contudo, queremos o compromisso da China. O governo chinês deve cuidar do dinheiro de seu povo, assim deve ser cuidadoso."

Tony Blair se reuniu na semana passada com o vice-primeiro ministro chinês, Wang Qishan, para analisar a situação do Oriente Médio, mas também tratou sobre a crise da zona do euro.

+ Canais





Fonte: DA EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/67374/visualizar/