Mais de 400 litros de agrotóxico descartados em Ecoponto de lixo
Mais de 400 litros do fertilizante foram descartados no Ecoponto do Sagrada Família, em Rondonópolis, no Sul de Mato Grosso. Parte do material estava derramado no solo. A questão foi denunciada a Secretaria de Meio Ambiente. . “A atitude caracteriza crime ambiental e vamos procurar os responsáveis para que respondam por seus atos”, argumentou o secretário Lindomar Alves.
Lindomar explicou que o local serve para deposito de galhos da e entulhos, mas não para agrotóxico, pois contamina o solo e também o lençol freático, caso ocorra algum chuva no período. Ele frisou que irá procurar o comprador do produto através do número do lote dos 19 garrafões, com 20 litros cada recipiente.
O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT) e a Polícia Federal serão acionados para tomar providência e autuar os responsáveis pela descarte do produto.
O secretário acredita que o agrotóxico seja falsificado, resultado do intenso trabalho da PF em combater o contrabando e falsificação. Lindomar esclareceu que os produtos vencidos, como é o caso dos que foram despejados no Ecoponto, são recolhidos pelo fabricante e quando utilizado a embalagem é entregue a uma empresa especializada na destinação final do recipiente.
No local onde foi derramado o fertilizante será necessário retira parte do solo contaminado para evitar que traga outros tipos de prejuízo ao meio ambiente e a população.
O uso do agrotóxico é combatido nacionalmente, em razão da nocividade.
Comentários