Para continuar na briga por uma vaga na Libertadores, o São Paulo disputará o primeiro de seus dois clássicos nas últimas rodadas do Brasileiro, na busca por algo inédito para ele na competição: vencer um arquirrival. E do outro lado estará um Palmeiras que, se não tem excelência neste tipo de confronto na temporada, já triunfou sobre um oponente tradicional.
Pelo campeonato nacional, o Palmeiras bateu o Corinthians por 2 a 1, em Presidente Prudente, e aplicou 3 a 0 no Santos, no Pacaembu. Os comandados de Luiz Felipe Scolari só não conseguiram superar o São Paulo na competição, mas nada que alivie o desempenho bem aquém das expectativas do clube do Morumbi.
Em 2011, a camisa são paulina foi usada em oito clássicos e saiu vencedora somente diante do Corinthians, nos 2 a 1 na Arena Barueri que ficaram na história por conta do centésimo gol da carreira de Rogério Ceni. A festa foi grande e única, literalmente, tanto que o Brasileiro está em sua reta final e o time só decepcionou diante de rivais estaduais, com quatro empates e três derrotas.
"Isso incomoda. Clássico é importante para dar moral e confiança. É sempre uma pedreira grande e ganhamos só um, mas precisamos ganhar sempre. Temos que mudar", cobrou Rhodolfo. "Tomara que tenha chegado nossa hora de vencer um clássico, é um momento decisivo. Tomara que consigamos vencer nossos jogos e a vaga na Libertadores", completou Juan.
O São Paulo, que empatou nas duas vezes em que teve o Palmeiras pela frente neste ano, tem como trunfo o primeiro clássico de Emerson Leão nesta passagem pela equipe. No período anterior, o treinador teve rendimento elogiável neste tipo de duelo: em oito oportunidades, venceu quatro, empatou três e só perdeu um (62,5% dos pontos).
" O desempenho em clássicos em 2011 É desagradável porque os pontos vieram em menor quantidade. Mas futebol é presente, e o presente vai acontecer no domingo", afirmou Leão, confiante para o Choque-Rei deste domingo. "Um clássico não preocupa nenhum treinador porque sabemos que a responsabilidade é aumentada pelos próprios atletas. E prefiro quando há maior responsabilidade."
No Pacaembu, o Palmeiras defenderá um aproveitamento bem melhor. Dos oito clássicos que disputou na temporada, venceu três, empatou três (no tempo normal) e perdeu duas. Agora, o time de Luiz Felipe Scolari quer triunfar diante do São Paulo e, posteriormente, do Corinthians para terminar o ano um pouco mais aliviado.
"Por não termos conseguido nada em 2011, precisamos terminar o ano com muito respeito. Vamos enfrentar duas grandes equipes e precisamos das vitórias, porque queremos encerrar bem a temporada", explicou o volante Marcos Assunção.
Comentários