Unesco aceita peregrinação a santuário peruano como patrimônio
A peregrinação ao santuário do Senhor de Qoyllurit"i do Peru foi aceito neste domingo pela Unesco na Lista Representativa de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
O comitê da Unesco reunido na ilha indonésia de Bali destacou que esta candidatura satisfazia todos os critérios e disse que pode contribuir para dar um sentido de identidade e continuidade à comunidade.
Os representantes do Peru em Bali agradeceram o reconhecimento e insistiram em que esta peregrinação é a festividade religiosa mais importante dos Andes.
"É um reconhecimento da cultura quíchua em nível mundial e um exemplo do cristianismo peruano", disse David Ugarte, diretor de Cultura de Cuzco, após o anúncio.
A peregrinação, que percorre oito quilômetros de Mahuayani até Sinakara, termina no santuário do Senhor de Qoyllurit"i, que fica a mais de 4.000 pés acima do nível do mar.
Uma das principais características desta festividade é a mistura de tradições andinas e europeias cristãs através das quais se estabeleceu uma expressão religiosa complexa e única no mundo.
Cerca de 90 mil peregrinos compartilham o evento por ano, cujo principal componente é a dança, presente em mais de cem diferentes bailes.
Além disso, os participantes realizam missas e se vestem com enfeites que imitam a fauna e flora local.
Comentários