Participantes de feira internacional podem degustar a variedade de aromas e sabores dos cafés especiais das várias regiões produtoras brasileiras
Cafés do Brasil são apreciados em Seul
Os Cafés do Brasil, coordenado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (Brazil Specialty Coffee Association - BSCA, na sigla em inglês), com apoio do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estão sendo divulgados no 10º Café Show 2011 que começou ontem (24) e segue até domingo, 27 de novembro, em Seul, Coreia do Sul.
Os participantes podem degustar a variedade de aromas e sabores dos cafés especiais brasileiros que são servidos, no estande, das várias regiões produtoras. O café é cultivado na Chapada Diamantina (BA), Montanhas do Espírito Santo, Centro-Oeste de São Paulo, Mogiana Paulista, Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Sul de Minas e Norte Pioneiro do Paraná.
Os visitantes podem apreciar, na xícara, a qualidade de amostras de cafés brasileiros de produtores associados da BSCA e dos vencedores do 12º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil - "Cup of Excellence" - Edição 2011. Trata-se dos melhores grãos nacionais produzidos nesta safra, cujos lotes participarão do concorrido leilão, via internet, em janeiro de 2012. De acordo com a BSCA, o mercado asiático é o maior mercado de cafés especiais brasileiros. Nos Concursos "Cup of Excellence" de 2009 e 2010, japoneses, coreanos e taiwaneses foram os grandes compradores de lotes desses cafés.
A equipe de trabalho é composta por quatro experientes baristas brasileiros, que também prestam informações sobre a bebida e recomendam o produto mais adequado para o gosto do visitante.
De acordo com a coordenadora-geral de Planejamento e Estratégias do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Cláudia Marinelli, que participa da feira Café Show 2011, os cafeicultores brasileiros têm uma vantagem única no mundo. “Em virtude do clima favorável no decorrer da colheita, podem processar a secagem de café entre três métodos (natural, cereja descascado e despolpado) e adequar a produção às necessidades dos clientes”, afirma.
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