Escola planta citronela para espantar mosquito da dengue
Professores e coordenadores da Escola Estadual Nadir de Oliveira, no bairro Jardim Paula I, em Várzea Grande, estão investindo em um projeto bastante criativo e pioneiro em escolas de Mato Grosso no combate e alerta contra a dengue. Além de plantarem em pontos estratégicos da escola, várias mudas de Citronela, uma planta que afasta os mosquitos, incluindo o Aedes Aegypti transmissor da dengue, agora estão ensinando os alunos a produzirem sabonetes e detergentes com a planta.
Esse e outros projetos culturais, esportivos e de reforço à leitura que têm transformado a escola em um ambiente mais agradável e prazeroso aos alunos, estão em destaque num evento que está acontecendo na escola e tem visitação aberta para a comunidade. Os alunos estão motivados e bastante satisfeitos com as ideias inovadoras que têm aprendido no ambiente escolar, o que segundo a professora Kely Magalhães, tem contribuído para a redução da evasão escolar.
Agora, eles ainda estão levando para casa os sabonetes e detergentes produzidos com a Citronela que, além de natural ainda vão afastar o mosquito da dengue da casa de cada um. A princípio foram plantadas 64 mudas da planta que é originária da Ásia, em pontos estratégicos como a horta da escola e outras partes do terreno da instituição. Nessa fase experimental já foram produzidos 51 sabonetes e cerca de 100 frascos de detergente. A ideia, conforme a professora, surgiu diante da situação crítica de contaminação e proliferação de focos da dengue em Várzea Grande.
A Citronela exala um aroma agradável para os seres humanos, mas eficaz para manter os insetos à distância, que não suportam o aroma que a substância. O vegetal é rico em citronela e o geraniol, substâncias que dão a ela um odor cítrico semelhante ao do eucalipto. Dessa forma, onde ela está presente, nem mesmo o mosquito transmissor da dengue consegue ficar por perto. A planta pode ser cultivada jardins e vasos, próximo a portas e janelas. Cada planta, quando desenvolvida, cobre como repelente 50 m¦. Em um pequeno jardim, cinco moitas são suficientes para afastar definitivamente mosquitos de qualquer tipo.
Aulas de dança do ventre, música, violão, esportes como velei, basquete e futebol, além de reforço escolar nas disciplinas de português e matemática estão no rol de atividades oferecidas pela Escola Nadir de Oliveira, como parte do programa federal Mais Educação. “O objetivo é reduzir a evasão escolar, principalmente entre alunos entre 8 e 16 anos que não têm uma estrutura familiar adequada e enquanto os pais trabalham, costumam ficar pelas ruas, já que não tem ninguém para controlá-los. O resultado tem sido maravilhoso” conta a professora Kely.
Na escola, cerca de 300 alunos são beneficiados com as atividades ofertadas por meio do Mais Educação. O aluno acaba ficando em tempo integral no ambiente escolar onde participa de atividades culturais e esportivas. Parte do que muitos aprenderam divulgado por meio de apresentações na escola que acontece nesta sexta-feira (25) entre às 16h e 20h.
Comentários