Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Novembro de 2011 às 17:09

    Imprimir


Marcos Negrini/Secom-MT
Secretário de Justiça, Paulo Lessa, discursa durante lançamento do Plano
Secretário de Justiça, Paulo Lessa, discursa durante lançamento do Plano

O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (23), o Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas, com o objetivo promover a prevenção, tratamento e redução de danos aos usuários e repressão ao comércio de entorpecentes. Durante a cerimônia, que foi realizada no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, também foi instado o Comitê Gestor, que será responsável pela execução e acompanhamento dos trabalhos.

Para o presidente do Comitê Gestor e secretário-adjunto de Justiça, da Sejudh, Genilto Nogueira, o governo saiu na frente ao promover um trabalho integrado entre diversos setores da sociedade.

“O plano é inédito no país. Se tivermos a participação de todos, nós conseguiremos acabar com este problema”, disse Genilto, informando que diversas ações já estão sendo realizadas no Estado para combater o tráfico de drogas, como, por exemplo, o trabalho do Grupo de Gestão Integrada da Fronteira (GGIF), que busca reprimir a entrada de entorpecentes no Estado, pela terra, água e ar.

Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, que representou o governador Silval Barbosa no evento, o programa é muito importante para Mato Grosso, pois os entorpecentes têm causado muitos prejuízos às famílias e à sociedade.

“Drogas é uma questão de política internacional. Precisamos fazer um combate ativo para livrar nossa sociedade desse que é o mal do século’”, disse José Lacerda, acrescentando que o Estado precisa da participação de todos no projeto.

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Paulo Lessa, destacou que o este é um momento histórico para Mato Grosso, que está enfrentando um dos maiores problemas da sociedade contemporânea. Para Lessa, o Plano é uma resposta para a sociedade, que não agüenta mais ver seus filhos levados pelo vício e pela violência oriunda do tráfico. “O Plano elenca 44 ações dentro dos eixos de prevenção, tratamento, repressão ao tráfico e financiamento destas ações”, disse o secretário.

O deputado estadual Emanuel Pinheiro, representando a Assembleia Legislativa, salientou que o Plano pode auxiliar no resgate da cidadania e da dignidade da pessoa. “Sinto-me constrangido, pois parece que estamos perdendo a guerra contra o tráfico. E esperançoso por termos um Governo e uma sociedade preocupados em combater as drogas”, afirmou o deputado.

A cerimônia contou com apresentações artísticas da Alegro Companhia de Dança, do bairro Boa Esperança, dos alunos da Rede Cidadã da Base Comunitária do Pedregal e do Coral da Polícia Civil/Escola São Sebastião “De Cara limpa contra as drogas”.

Estavam presentes na cerimônia o procurador de Justiça do Ministério Público, Paulo Prado, o vice-presidente do Tribunal de Justiça, Juvenal Pereira da Silva, a vice-presidente do Projeto Amor Exigente, Mara Silva Menezes, os secretários de Educação, Ságuas Moraes, de Segurança Pública, Diógenes Curado, adjunto de Comunicação Social, Onofre Ribeiro, arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos, entre outras autoridades.

O Plano

O Plano de Enfrentamento às Drogas foi instituído pelo Decreto 718 do Executivo Estadual, publicado no Diário Oficial, em 26 de setembro de 2011. Ele apresenta 44 ações de enfrentamento à questão das drogas, distribuídas em quatro eixos: prevenção e educação; atenção ao usuário e dependente; repressão ao tráfico; e financiamento das ações.

Participam do Plano e integram o Comitê Gestor as Secretarias estaduais de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Segurança Pública (SESP), Educação (Seduc), Saúde (SES), Trabalho e Assistência Social (Setas) e de Comunicação Social (Secom).

Essas secretarias deverão destinar 1% do montante total dos recursos para a elaboração, implentação e execução das ações do plano. São parceiros das secretarias o Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral de Justiça, Exército, Marinha, Aeronáutica e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Com informações da Secom-MT






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/67985/visualizar/