Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Novembro de 2011 às 15:27
Por: Helize Vieira

    Imprimir


Este ano, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, em 23 de novembro, será comemorado com a inauguração do Hospital da Criança de Brasília José Alencar na capital federal. O projeto é resultado da mobilização da sociedade de todo país e conta com recursos de apoiadores como o Instituto Ronald McDonald. “A inauguração do Hospital da Criança de Brasília é um marco para o tratamento oncológico infantojuvenil no país”, afirma o superintendente do Instituto Ronald McDonald Francisco Neves. “Estamos muito orgulhosos de fazer parte de uma conquista como esta, que beneficiará tantas crianças e adolescentes”, destaca.

O hospital será público, mas com gerência do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), associação sem fins lucrativos, criada por iniciativa da Abrace, parceira do Instituto Ronald McDonald desde sua fundação. A unidade médica oferecerá consultas e cirurgias ambulatoriais, diagnóstico básico, quimioterapias e novos serviços como diálise, cirurgias e procedimentos ambulatoriais para doenças crônicas, inclusive o câncer, sob sedação em ambientes próprios para o público infantojuvenil. Estima-se que o hospital atenda 314 mil pacientes por ano.

As obras começaram em 2005 no terreno cedido pela Secretaria de Saúde com recursos captados pela Abrace. Desde 2001, o Instituto Ronald McDonald destinou à construção da ala oncológica e compra de equipamentos recursos da campanha McDia Feliz, dos cofrinhos, do Fundo Nacional, que reúne arrecadações de diferentes fontes de recursos do Instituto Ronald McDonald, e do Fundo McDia Feliz, composto por um percentual retido das arrecadações locais da campanha McDia Feliz. Ao todo foram R$ 5.425.216,67, que representam 31% do valor total da obra e 10% do investimento em aparelhagem.

 Por meio do Programa Atenção Integral, que viabiliza projetos para atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares, o Instituto Ronald McDonald tem apoiado a construção e a equipagem de outros hospitais e alas hospitalares no Brasil, incluindo o Centro Pediátrico da Associação Peter Pan, em Fortaleza e o Centro Cirúrgico e o Centro de Transplante de Medula Óssea Instituto Ronald McDonald, no Hospital Intantil do GRAACC, em São Paulo, entre muitos outros.

O câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos. O Instituto Ronald McDonald com o apoio de parceiros estratégicos como a Sobope – Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica; e o INCA – Instituto Nacional de Câncer tem contribuído para o aumento dos índices de cura do câncer infantojuvenil. Se há 30 anos, as chances de uma criança com câncer ser curada eram de 15%, hoje este índice pode chegar a 85%, desde que os pacientes sejam diagnosticados precocemente e tratados adequadamente. Com os programas e campanhas desenvolvidos pelo Instituto Ronald McDonald, como o McDia Feliz, não só a arrecadação de recursos é incrementada, mas também a divulgação da causa e o estímulo à participação de pessoas físicas e jurídicas em ações que beneficiem crianças e adolescentes com câncer.

Sobre o Instituto Ronald McDonald e programas
 
O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral e Casas Ronald McDonald - que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto Ronald McDonald são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação de trocos dos clientes dos restaurantes McDonald’s. Com mais de dez anos de atuação, o Instituto Ronald McDonald articula diferentes agentes da causa e destina de recursos a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/67999/visualizar/