Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 23 de Novembro de 2011 às 02:37

    Imprimir


A FUP (Federação Única dos Petroleiros) decidiu, nesta terça-feira, aceitar a proposta da Petrobras e suspender a greve da categoria.

O conselho deliberativo da federação "considerou vitorioso o processo de negociação do acordo coletivo" feito ontem com o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli.

"Após avaliar cada uma das conquistas obtidas, o conselho deliberativo indicou por unanimidade a suspensão da greve por tempo indeterminado e a aceitação da nova proposta, formalizada nesta terça-feira pela Petrobras, contemplando os pontos discutidos na reunião com o presidente José Sérgio Gabrielli. A FUP orienta os sindicatos a iniciarem no sábado (26) as assembleias para submeter aos trabalhadores os indicativos do conselho", informou a entidade, em nota publicada em seu site.

Ainda segundo a federação, a proposta acordada estabelece participação de representações sindicais em reuniões de todas as Cipas offshore, com três embarques anuais em cada plataforma.

"Isso representará 150 embarques de dirigentes sindicais somente na Bacia de Campos. A ampliação da participação dos sindicatos nas comissões de apuração de acidentes e incidentes é outra conquista importante, bem como a retirada do TFCA (taxa de frequência de acidente com afastamento) do sistema de gerenciamento de desempenho dos trabalhadores", informou.

SALÁRIO

Os petroleiros terão aumento salarial real --descontada a inflação-- entre 2,5% e 3,25%.

A FUP também informou que foi conquistada progressão salarial a cada 12, 18 e 24 meses. "Os petroleiros terão, no mínimo, um nível salarial integral a cada dois anos, independentemente da avaliação dos gerentes. O avanço automático de nível por antiguidade, que atualmente é de meio nível a cada 18 meses, passará a ser de um nível cheio a cada 24 meses."

A categoria ainda garantiu avanços em benefícios educacionais, Programa Jovem Universitário, benefício farmácia, Petros, direitos dos anistiados e aposentados, entre outros pontos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/68086/visualizar/