Repórter News - reporternews.com.br
Carros & Motos
Segunda - 21 de Novembro de 2011 às 18:03
Por: Priscilla Vilela

    Imprimir


Um grupo de aproximadamente 50 índios invadiu a Usina de Dardanelos, há três km de Aripuanã (883 km ao norte de Cuiabá) nesta segunda-feira (21) e fez dezoito pessoas reféns. A revolta ocorre em meio à conturbação surgida depois de ter sido encontrado um sítio arqueológico na região, que motivou a criação de uma lista de exigência dos índios de etnia Cinta Larga e Arara.

Durante a manhã o grupo, que está armado com arco e flecha, invadiu as instalações do local e rendeu os trabalhadores que já estavam em seu local de trabalho. Após um período de negociações, a polícia conseguiu libertar as pessoas, porém, mais tarde, quando dois engenheiros da empresa foram conversar comos índios, por pouco não foram aprisionados e feitos novos reféns.

A situação na área é confusa, e os índios exigem a presença de representantes da Usina Dardanelos a quem pretendem entregar uma lista de exigências, caso contrário exigirão que a área seja desocupada. Caso não haja negociação, segundo a polícia, os índios avisaram que vão "quebrar tudo". Constariam da lista a exigência de que a empresa pague faculdade e construa moradias, entre vários outros pedidos.

O capitão Anderson Luiz informou ao Olhar Direto que, conforme foi solicitado, os responsáveis pela empresa estão em Aripuanã para tentar manter diálogo com os índios. Entretanto, eles estariam relutantes quanto à possibilidade de se encontrarem com os índios, temendo o risco de se tornarem novos reféns. A Polícia Militar está intermediando a situação e fazendo o acompanhamento do problema.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/68251/visualizar/