Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 21 de Novembro de 2011 às 08:11

    Imprimir


No programa de rádio Café com a Presidenta desta segunda-feira (21), Dilma Rousseff falou sobre o novo plano do governo federal para pessoas com deficiência – Viver sem Limites. Até 2014, devem ser investidos R$ 7,6 bilhões em ações de educação, saúde, inclusão social e acessibilidade. O objetivo, disse a presidente, é “melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e reduzir os obstáculos que excluem ou limitam o seu convívio social”.

- O plano pretende atender a toda esta população, com políticas diferenciadas para cada tipo de necessidade [...]. Muitas dessas ações estão voltadas para as pessoas mais pobres, outras, para as pessoas que estão fora do mercado de trabalho e das escolas por falta de oportunidades.

Na última quinta-feira (17), a presidente se emocionou ao lançar o programa no Palácio do Planalto.

Dilma prometeu comprar 2.600 ônibus acessíveis para que mais crianças com deficiência tenham acesso à escola. O governo também deve equipar 17 mil escolas públicas, as Apaes (rede de atendimento integral) e outras instituições de educação especial, com salas com recursos multifuncionais.

O programa de educação técnica, chamado de Pronatec, reservou 150 mil vagas para capacitar as pessoas com deficiência. Segundo Dilma, os jovens que recebem o BPC (Benefício da Prestação Continuada) e forem contratados como aprendizes poderão continuar no programa por até dois anos.

Assim, eles têm chances de aprender uma profissão sem perder a proteção do benefício. Outra novidade importante é o retorno imediato ao BPC em caso de perda de emprego.

A presidente afirmou ainda que serão criados, a partir do próximo ano, 45 centros de reabilitação. Serão feitas parcerias para qualificar os profissionais da Rede SUS (Sistema Único de Saúde) com instituições de referência nacional.

O plano também inclui uma linha de crédito para a compra de equipamentos como as cadeiras de rodas motorizadas, as impressoras Braille e as lupas eletrônicas. O governo vai deixar de cobrar impostos sobre equipamentos de saúde e educação destinados a pessoas com deficiência.

- O nosso desafio de construir uma sociedade inclusiva é imenso. A coisa mais importante é a gente acabar com o preconceito.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/68342/visualizar/