São Paulo disputa sede da Exposição Universal de 2020
A cidade de São Paulo disputa com Izmir (Turquia), Ayuthaya (Tailândia), Ekaterimburgo (Rússia) e Dubai (Emirados Árabes Unidos) a oportunidade de organizar a Exposição Universal de 2020, informou a Organização Internacional de Exposições (OIE), com sede em Paris.
Estas cinco cidades apresentarão suas candidatura entre terça e quarta-feira durante a Assembleia Geral dos 157 países-membros da OIE, informou a organização na sexta-feira.
A OIE não recebe mais candidaturas. A cidade organizadora será escolhida em novembro de 2013, após a votação dos países membros.
Izmir já foi candidata para receber a Exposição Universal de 2015, mas a escolhida foi Milão (Itália). Em 2010, a Exposição Universal foi celebrada em Xangai.
A Exposição Universal é considerada um dos eventos internacionais mais importantes, capaz de gerar grandes rendimentos para a cidade anfitriã, com criação de empregos e atração de milhões de visitantes em seus seis meses de duração.
A primeira edição foi celebrada em 1851, em Londres.
A Assembleia Geral da OIE também ouvirá os argumentos das cidades candidatas à Exposição Internacional de 2017, evento de menor envergadura realizado entre duas Exposições Universais. Astana (Cazaquistão) e Liege (Bélgica) são candidatas a organizá-la.
Comentários