O time carioca é o vice-líder com 62 pontos, dois a menos que o Corinthians, que entra em campo apenas no domingo, quando recebe o Atlético-MG. Já os visitantes, que empataram sem gols com o Cruzeiro na quarta-feira, vivem situação delicada e, na lanterna com 30 pontos, serão rebaixados em caso de novo tropeço. Já pensando em 2012, o time vai estrear o técnico Mauro Ovelha, que foi campeão catarinense pela Chapecoense esse ano.
Depois do baque pelo tropeço diante do Palmeiras, o técnico Cristóvão Borges e os jogadores tentam levantar a cabeça para obterem um triunfo contra o Avaí.
"Do mesmo jeito que a gente tropeçou na rodada passada, o Corinthians pode tropeçar nesta reta final de Campeonato Brasileiro. Teremos jogos complicados pela frente, assim como eles. Portanto, temos que seguir acreditando e vamos diante do Avaí em busca de uma vitória, que será muito importante, ainda mais porque o Corinthians jogará no domingo", disse o zagueiro Dedé, deixando claro o objetivo de tentar jogar pressão sobre o concorrente direto.
Na visão dos jogadores vascaínos, não basta apenas eles acreditarem na conquista do título, pois consideram ser fundamental o apoio dos torcedores. Portanto, pedem que a torcida compareça em peso a São Januário.
"Sabemos que mais do que nunca vamos precisar do apoio dos nossos torcedores, pois nós continuamos acreditando que ainda é possível a conquista do título e vamos lutar até o último minuto pela taça. Vamos pensar um jogo de casa vez e queremos que a torcida faça isso também, indo ao nosso estádio com força máxima neste sábado, como se apenas a nossa vitória nesse jogo desse o título ao Vasco", convocou o lateral direito Fagner.
Para este jogo Cristóvão vai promover a volta do meia Juninho Pernambucano, que foi poupado contra o Palmeiras. Ele entra na vaga de Nilton. Assim, Felipe deverá atuar na lateral esquerda, com Jumar passando a ser primeiro volante. O meia Diego Souza, que jogou no ataque no Pacaembu, volta a atuar na criação de jogadas, deixando Allan no banco de reservas. Tudo para que Elton volte a ser o companheiro de ataque de Eder Luis.
Pelo lado do Avaí, Mauro Ovelha dá sinais de que não acredita muito na permanência na elite do futebol nacional, mas evita jogar a toalha publicamente. Ele, porém, quer tirar proveito desses três confrontos finais, a começar pelo encontro com os vascaínos.
"Vou trabalhar no sentido de dar um pouco mais de confiança ao grupo para esses três jogos finais, onde vamos a campo sempre em busca do melhor. A situação do Avaí é muito complicada, pois não dependemos de nossas próprias forças. Mas temos que lutar enquanto existir o mínimo de possibilidade", disse Ovelha.
Em relação ao time que vai a campo, o lateral direito Daniel, que cumpriu suspensão diante do Cruzeiro, e o meia Pedro Ken, que não pôde enfrentar a Raposa por questões contratuais, retornam. Assim, o volante Diogo Orlando, que atuou de forma improvisada na lateral direita, vai para o lado esquerdo, substituindo o suspenso Fernandinho. Outro que cumpre suspensão por acúmulo de cartões é o zagueiro Cláudio Caçapa, que vai ceder seu posto a Cássio. Para a entrada de Pedro Ken, quem deixará a equipe será Cleverson.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, as duas equipes se enfrentaram em Santa Catarina e o Vasco levou a melhor, vencendo por 2 a 0, com gols de Diego Souza e Dedé. O confronto também tinha acontecido pelas semifinais da Copa do Brasil. Pelo torneio, os dois times empataram por 1 a 1 em São Januário, com triunfo vascaíno por 2 a 0 em Florianópolis. O Vasco se tornou campeão batendo o Coritiba na final.
FICHA TÉCNICA
VASCO X AVAÍ
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19 de novembro de 2011, sábado
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Fabrício Neves Correa (RS)
Assistentes: José Franco Filho (RS) e José Silveira (RS)
VASCO: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Dedé e Felipe; Jumar, Fellipe Bastos, Juninho Pernambucano e Diego Souza; Eder Luis e Elton
Técnico: Cristóvão Borges
AVAÍ: Felipe; Daniel, Cássio, Gian e Diogo Orlando; Júnior Urso, Bruno, Lincoln e Pedro Ken; Robinho e William
Técnico: Mauro Oliveira.
Comentários