Um novo projeto de lei batizado de Sopa, sigla para Stop Online Piracy Act - em português, algo como "ato de impedimento da pirataria online" - , ameaça a liberdade na web nos Estados Unidos. O objetivo do projeto, que vem sendo elogiado tanto por republicanos como por democratas no país, é resguardar os direitos do autor e a propriedade intelectual envolvidos em uma obra de arte.
Companhias que detêm os maiores sites da internet, como o Google e o Facebook, são contra a medida. Caso aconteça a aprovação, os detentores dos direitos - basicamente estúdios de TV e Hollywood - podem recorrer ao governo americano para que sites que publiquem conteúdo não autorizado sejam bloqueados.
O tipo de bloqueio proposto não é pioneiro. Países como a China, o Irã e a Síria utilizam o mesmo método para controlar a web. A diferença, neste caso, é que se trata dos Estados Unidos, um país que abriga as principais companhias de tecnologia do planeta e está à frente da produção de conteúdo na web - além de ser exemplo tradicional de democracia.
Para entender como funciona o bloqueio, o que pode acontecer com os sites bloqueados e quem está contra e a favor nesta briga, clique aqui para ver um infográfico.
Comentários