As provas são para vagas de professor na Universidade de Mato Grosso. Mais de quatro mil pessoas se inscreveram, segundo a instituição
Tia e sobrinha viajam 800 km para prestar concurso em Cuiabá
O concurso público para professor da Universidade de Mato Grosso (Unemat) mobilizou muitas pessoas do interior do estado a vir para Cuiabá nesta terça-feira (15) para tentar uma vaga no serviço público. E duas das milhares de candidatas são da mesma família. Regiane Ferreira, 32, e Auriane Ferreira, 26, respectivamente tia e sobrinha, vieram de Alta Floresta, 800 km da capital, só para fazer a prova.
Regiane, que é professora em uma escola de ensino fundamental no município, vai tentar a vaga para dar aula de geoprocessamento na universidade, enquanto Auriane, que é docente contratada da Unemat, quer fazer parte do quadro fixo de concursados da instituição de ensino superior, na área de extensão rural.
Tia e sobrinha: viagem de 800 km para fazer concurso
(Foto: Carolina Holland/G1)
As preparações das duas foram feitas de forma diferente. A tia conta que estudou cerca de um mês para a prova. A sobrinha afirma que se preparou bastante enquanto lecionava. “Eu já estou acostumada com uma boa parte do conteúdo, porque vejo isso em sala de aula. Foi assim que estudei algumas coisas que iam cair na prova. Mas eu dei uma lida em casa também”, conta Ariane.
No entanto, as duas não se dizem muito otimistas em relação ao resultado. “Eu vim mais para tentar, porque ser aprovada é difícil. A minha intenção é adquirir experiência, para quem sabe conseguir passar num próximo concurso”, afirma Regiane. “É difícil mesmo. Mas, temos que tentar”, acrescenta Auriane.
Outro candidato que veio do interior do estado foi o professor de história Neuri Eliezer Senger, de 53 anos. Ele chegou de Tangará da Serra, a 242 km da capital, nesta terça-feira e vai embora à noite. O candidato, que leciona desde 1988, dá aula para o ensino fundamental em uma escola municipal.
Senger vai tentar o concurso porque, apesar da vaga ser para professor também, entende que o trabalho será diferente do que ele faz na escola. “Na universidade tem mais pesquisa, é uma área que eu gosto muito. E quero tentar o mestrado esse ano ainda, então penso que seria bom poder juntar as duas coisas”, planeja.
As provas foram realizadas em duas instituições de ensino em Cuiabá (Foto: Carolina Holland/G1)
Concurso
As provas foram realizadas em dois locais em Cuiabá e em Cáceres, a 250 km da capital. De acordo com a Unemat, 4.616 pessoas fizeram a inscrição para concorrer às 169 vagas disponibilizadas. Os salários variam entre R$ 1.837,17 a R$ 12.583,40, de acordo com a titulação exigida.
O resultado do concurso deve ser divulgado no dia 20 de dezembro. A previsão é que os candidatos aprovados sejam nomeados para iniciarem o semestre letivo de 2014/1.
Comentários