Artistas se unem contra construção de Belo Monte
Foi divulgado na quarta-feira (16) um viral feito por artistas ativistas contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. A ação foi organizada pelo Movimento Gota D’Água, que tem como objetivo transformar indignação em ação.
A campanha argumenta que a usina hidrelétrica será a terceira maior do mundo, porém, ela irá operar com apenas 1/3 de sua capacidade durante oito meses do ano pois o local sofre com secas constantes. A obra não justificaria o investimento de R$ 30 bilhões.
Além disso, os artistas questionam o impacto ambiental na Floresta Amazônica - a usina alagaria cerca de 640 km2 da floresta. Outro problema seria a desapropriação de terras indígenas e deslocamento da população ribeirinha. Como alternativas a campanha sugere a utilização de energia eólica e solar. O filme destaca que a energia hidrelétrica não é uma fonte de energia limpa. Os artistas também fazem um apelo para a presidente Dilma Rousseff para que ela pare com as obras e pense nas futuras gerações.
A campanha discute o planejamento energético do país e a polêmica da construção deste tipo de usinas pelo PAC. O braço técnico desta campanha é formado por especialistas ligados a duas organizações de reconhecida importância para a causa: "Movimento Xingu Vivo Para Sempre" e o "Movimento Humanos Direitos".
Segundo o site do movimento, a missão do “Gota D’Água” é comover a população para causas socioambientais utilizando as ferramentas da comunicação em multiplataforma – “Nossa proposta é usar estas inovações para seduzir e mobilizar a sociedade para causas socioambientais.” Para assinar a petição contra a obra acesse o site: www.movimentogotadagua.com.br.
As celebridades participantes são: Ary Fontoura, Bruno Mazzeo, Carol Castro, Ingrid Guimarães, Isis Valverde, Juliana Paes, Cissa Guimarães, Cláudia Ohana, Dira Paes, Letícia Sabattela, Maitê Proença, Malvino Salvador, Elizângela Vergueiro, Eriberto Leão, Guilhermina Guinle, Marcos Palmeira, Murilo Benício, Nathália Dill e Sérgio Marone.
Confira a campanha:
Comentários