Cervejaria vê dificuldades nos mercados dos EUA e da Europa
A cervejaria SABMiller reclamou do mercado árduo na Europa e América do Norte e alertou que as condições podem ficar difíceis no curto prazo porque os consumidores sob pressão em mercados maduros estão economizado em bebida.
A segunda maior fabricante de cerveja do mundo e produtora de Miller Lite, Peroni e Grolsch ficou perto de atingir as previsões com uma alta de 11% no lucro do primeiro semestre, ajudada pela grande presença em mercados emergentes, em que as crescentes vendas estão compensando o consumo menor em outros lugares.
O presidente-executivo Graham Mackay alertou que as economias titubeantes e a instável confiança do consumidor estão afetando o consumo de cerveja na Europa e nos Estados Unidos, onde os consumidores estão enfrentando alto desemprego e perspectivas pessimistas de crescimento econômico.
Mais de 80% dos lucros da companhia vêm de mercados com rápido crescimento, mas os ganhos caíram na Europa e nos Estados Unidos, já que o grupo vendeu volumes estáveis na primeira região e menos na segunda.
O lucro ajustado por ação da companhia sediada em Londres foi de US$ 1,033 por ação no semestre até setembro, abaixo da previsão de US$ 1,039 de uma pesquisa feita pela SABMiller e de US$ 1,035 em uma da Thomson Reuters I/B/E/S.
A companhia disse que aumentará os dividendos do primeiro semestre em 10%, para US$ 0,215.
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