Municípios vão ser beneficiados através do programa "Cidades Digitais". Plano deve ser instalado no estado até abril do próximo ano.
Quatro cidades de MT devem receber infraestrutura para redes de internet
Mato Grosso está entre os estados que deverão receber do Ministério das Comunicações a ampliação da infraestrutura para a instalação de redes de internet. No total, quatro cidades do estado devem ser beneficiadas através do programa "Cidades Digitais", que tem como objetivo modernizar a gestão dos serviços públicos e governamentais. De acordo com o diretor de Infraestrutura e Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Américo Bernardes, o plano deve ser instalado até abril de 2014.
Segundo o diretor, o planejamento prevê a implantação de instalação de uma fibra ótica que conecta pontos de governo e públicos, capacitação dos servidores públicos e a implantação de aplicativos de governo eletrônico objetivando melhorar a gestão e os serviços prestados a população.
"Na prática, isso facilita tanto para o gestor no sentido de que a gente vai prover aplicativos para a melhoria da gestão pública. Então, vai ser de fácil acesso a emissão de notas fiscais eletrônicas, de tributos e a gestão na área de saúde, educação e também em qualquer serviço que for prestado", explicou o diretor.
Conforme Bernardes, a seleção dos municípios leva em conta o tamanho da população e naquelas regiões onde tem menor acesso a banda larga. Em Mato Grosso, as cidades beneficiadas foram Colniza, Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste e Campinápolis.
"A partir de agora, as cidades que forem contempladas vão receber um ofício do Ministério das Comunicações orientando os funcionários a preencherem o cadastro com todas as informações necessárias, para que até o começo de novembro, já tenhamos esse acordo assinado entre os municípios e o Ministério das Comunicações", comentou.
Projeto
De acordo o diretor, no total R$ 200 milhões devem ser aplicados, dando em média R$ 700 mil reais por município. "Todo o custo é "bancado" pelo Ministério das Comunicações e o valor dividido para cada lugar é feito com base no tamanho da região", concluiu.
Comentários