Mato Grosso participa de reunião nacional de sindicatos
O Estado de Mato Grosso estará representado na próxima reunião do Comitê Gestor da Campanha pelo Trabalho Decente antes e depois de 2014, que acontece na cidade de São Paulo nos dias 17 e 18 de novembro. O evento vai reunir sindicatos da construção que representam os trabalhadores de estádios e aeroportos das 12 cidades-sede.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM), Joaquim Santana, e o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso (FETIEMT), Ronei de Lima, estarão presentes no evento. As duas entidades coordenam as ações da campanha em Mato Grosso. O comitê, que se reúne periodicamente, pretende construir uma pauta comum de negociação para o ano de 2012.
No evento, o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos
Socioeconômicos) fará uma apresentação aos sindicalistas sobre as negociações no setor da construção em todo o País. Haverá ainda debate sobre os indicativos de pauta sugeridos na última reunião do comitê: piso salarial, cesta básica, a participação nos lucros e resultados (PLR) e hora extra, entre outros. Serão também debatidos os mecanismos de manutenção da campanha, que é realizada em todas as cidades-sede da Copa, e a agenda para 2012 e para o evento Rio + 20, conferência que acontece em junho, na cidade do Rio de Janeiro, e reunirá líderes do mundo todo para discutir temas relacionados à sustentabilidade.
A reunião é promovida pela Federação Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) e faz parte de uma estratégia já desenvolvida por ela junto aos sindicatos africanos e que implicou em 26 mobilizações no período que antecedeu os jogos de 2010 na África do Sul, entre elas uma greve nacional.
A reunião acontecerá no Hotel San Raphael que está localizado no Largo do Arouche 150, República, na cidade de São Paulo, com início previsto para às 14h do dia 17.
A Campanha por Trabalho Decente na Copa do Mundo de 2014 é liderada pela Internacional dos Trabalhadores da Construção e Madeira (ICM), uma organização que reúne 328 sindicatos no mundo inteiro e tem como objetivo que as obras para sediar a Copa do Mundo 2014 obedeçam aos pilares do conceito de trabalho decente da OIT ( Organização Internacional do Trabalho).
Sobre a ICM
A ICM (Internacional dos Trabalhadores da Construção e Madeira) é uma federação sindical global que agrupa sindicatos livres e democráticos, membros dos setores de construção, materiais de construção, de madeira, silvicultura e sectores conexos. A ICM tem 328 sindicatos que representam cerca de 12 milhões de membros em 130 países. A sede fica em Genebra, na Suíça. Tem escritórios regionais e escritórios de projetos no Panamá e na Malásia, África do Sul, Índia, Burkina Faso, Bósnia Herzegovina, Bulgária, Chile, Curaçao, Quênia, Coréia do Sul, Tailândia, Rússia, Peru e Brasil.
Comentários