Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Novembro de 2011 às 15:51

    Imprimir


O Reitor Pró-Tempore do Instituto Federal de Mato Grosso, José Bispo Barbosa, participará no período de 14 a 18 de novembro, em Montreal (Canadá) da segunda reunião Brasil-Canadá, integrando a missão técnica do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) que pretende fortalecer as articulações de cooperação técnica com as instituições que integram a Association of Canadian Community Colleges (ACCC). O convite foi oficializado pelo vice-presidente da ACCC, Paul Brennan, na última quinta-feira, 29/9, durante participação na 35ª Reunião de Dirigentes da Rede Federal (Reditec 2011), em Poços de Caldas.
 
A programação do encontro, atrelada ao programa Ciência sem Fronteiras, irá priorizar temas como pesquisa aplicada, organização/equiparação curricular e intercâmbio de ensino-aprendizagem, além de reservar tempo para que os gestores possam visitar os colleges canadenses, abrindo espaço para a efetivação de novas parcerias.
 
Os primeiros entendimentos para acordos de cooperação técnica entre as instituições da Rede Federal e a ACCC foram realizados em 2010, com a visita de uma missão do Conif ao Canadá. Em outubro do mesmo ano, o Rio de Janeiro sediou o Primeiro Encontro Brasil-Canadá, que reuniu 20 colleges, além das 42 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – dessas, 23 firmaram parceria com instituições canadenses.
 
Incremento – o presidente do Conif, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, defende que toda cooperação internacional amplia as oportunidades de difundir a cultura brasileira e de viver novas experiências com outros sistemas de educação. "Com isso, o Brasil só tem a ganhar nas áreas de ensino, inovação, pesquisa e extensão", disse, ao informar que o Conif também fortalece as articulações de cooperação técnica com países como Índia, China e Portugal.
 
Ciência sem Fronteiras – de iniciativa dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, o programa prevê a oferta de 75 mil bolsas de estudo para o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação, com o objetivo de promover e ampliar a internacionalização da ciência e da tecnologia. O Ciência sem Fronteiras foi lançado em julho de 2011.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/68857/visualizar/