A solenidade de lançamento aconteceu a bordo do Navio de Assistência Hospitalar Oswaldo Cruz da Marinha do Brasil com a presença de empresários e da sociedade civil. Durante a cerimônia, navios de guerra e que desenvolvem atividades de apoio a comunidades ribeirinhas na Amazônia também foram deslocados para o evento.
Na região Norte, o canal de televisão Amazon Sat é responsável por mobilizar pessoas e parceiros nos estados do Acre, Roraima, Rondônia e Amapá. No Amazonas, mais de 400 atividades voltadas ao empreendedorismo estão previstas.
Evento contou com a presença de empresários e da sociedade civil (Foto: Divulgação)
O diretor presidente do canal, Phelippe Daou Jr., destacou a participação do Amazon Sat no evento e observou que as atividades empreendedoras são importantes para o desenvolvimento do país. "A Semana de Empreendedorismo é muito importante para o Amazon Sat porque, na Amazônia, empreender é o único caminho para garantir o desenvolvimento sustentável da região", disse.
Durante o evento, a Marinha do Brasil, uma das instituições apoiadoras da iniciativa na Amazônia, desenvolverá diversas atividades. De acordo com o comandante Henrique Paulo Roca, as ações estarão focadas na educação da população.
"Estaremos com ações empreendedoras voltadas para educação e de apoio à saúde, ações que podem empreender uma nova postura na população", disse. Informações sobre segurança da navegação também estarão inseridas na programação da Marinha por meio de palestras e seminários.
De acordo com o comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante Antonio Carlos Carreiro, a Marinha do Brasil desenvolverá, nesta edição, um estudo sobre a atual situação na navegação nos rios da Amazônia. "Estamos fazendo um levantamento dos rios para que possamos ter um dos pilares básicos da segurança nos rios, que é o estabelecimento de hidrovias na Amazônia Ocidental", destacou.
Nesta edição, o estado do Amazonas lidera no número de realização de eventos na Semana Global com 404 atividades, seguido do Acre com 295. Em Rondônia serão realizadas 198 atividades; Amapá 199; Pará 202 e o Tocantins com 199.
As ações do evento podem ser acompanhadas no site do evento no endereço www.semanaglobal.org.br.
A Semana
A Semana Global de Empreendedorismo é um movimento da Fundação Kauffmann (EUA) e da instituição Make Your Mark (Inglaterra). Já no Brasil, o movimento é liderado pela Endeavor Brasil que articula parcerias com empresas e instituições de ensino para promover a cultura empreendedora em nosso país, apontado como o 10º mais empreendedor do mundo, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM).
Em 2011, 41.711 organizações e parceiros participaram do evento. A edição envolveu 37.560 atividades inspiradoras de 7,25 milhões de pessoas ao redor do mundo.
A 1ª edição da Semana Global do Empreendedorismo realizada em 2008 em 78 países, contou com 24.966 atividades, 8.892 parceiros e 3,06 milhões de pessoas envolvidas. O Brasil, logo no primeiro ano, conseguiu mobilizar 1,4 milhão de pessoas, o que representa metade do número global: 1.735 parceiros e 1.781 atividades e ainda ganhou dois prêmios internacionais. O Brasil, mobilizou 5 milhões de pessoas, o que representa mais da metade do número global, 560 parceiros e 1.735 atividades.
Comentários