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Domingo - 13 de Novembro de 2011 às 12:58
Por: Honéia Vaz/Thalita Marques

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Segundo uma pesquisa realizada pela Empreenda Consultoria, o fator de maior influência para que um cliente deixe de comprar em uma empresa é o atendimento inadequado. O número computado é 68% de um universo de 9 mil pessoas entrevistadas. Para este final de ano não deve ser diferente. Quem entrar nas lojas a procura presentes ou outros itens ligados às festividades desta época espera, acima de tudo, ser bem atendido. E é a isto que tanto comerciantes quanto candidatos a vagas temporárias devem estar atentos.

“Gente mal preparada, arrogante, contador de mentiras, estão entre os que irritam o cliente”, lembra o consultor empresarial César Souza, ressaltando ainda que funcionário em sintonia com a empresa é tão vital que ele pode fazer perder um cliente e também outras 5 ou 6 pessoas que ele poderia indicar se gostasse do atendimento.

A princípio os interessados em ter um emprego temporário contam com cerca de 1.200 vagas em Mato Grosso para o Setor de Comércio, na estimativa da CDL Cuiabá. Mas, como explica a psicóloga do Balcão de Empregos da CDL Cuiabá, Pâmella Vieira, se por um lado as chances de ter um emprego ainda em 2011 contam com uma lista enorme de oportunidades no mercado estadual, de outro lado há dificuldade de encontrar pessoal com pré-requisito básico. “E a escolha de colaboradores com perfil adequado é tão importante quanto a meta de vendas do lojista, pois só um bom profissional consegue conquistar clientes, efetivar vendas de qualidade, fazer um pós-venda ideal, vender mais do que o consumidor pretendia levar”, complementa a psicóloga.

“O candidato deve, antes de mais nada, apresentar um currículo bem feito. Que contenha informações pontuais e importantes, devem focar no que já têm de experiência e em curso relevantes, evitando colocar informações inúteis”. É o que aponta Pâmella, explicando que as informações a serem evitadas são a exemplo de documentos pessoais (RG e CPF), bicos ou empregos temporários e cursos que pouco têm a ver com cargo desejado.

Além disso, explica a psicóloga, a apresentação pessoal é fundamental. Estar bem arrumado e se atentar para a higiene pessoal. É importante se manter atualizado o tempo inteiro em assuntos referentes ao tipo de área e cargo pretendidos. “Já está em cima da hora, então não dá mais tempo para se qualificar. Isso deve ser feito durante o ano todo, qualificar-se é sempre importante. Neste momento, a busca por qualificação fica em segundo plano, o foco agora deve ser em uma boa apresentação para a entrevista”.

 

Dicas de última hora:

1.      Apresentar currículo bem elaborado

2.      Focar na apresentação pessoal

3.      Ser pontual

4.      Seriedade

5.      Comprometimento

6.      Honestidade durante a entrevista

Currículo - No currículo é importante constar endereço, telefone, data de nascimento, últimos empregos efetivos e cursos com o foco na vaga pretendida.

Efetivação - Para garantir a efetivação, Pâmella diz que é importante ter empenho durante o período dentro da empresa. “É interessante se antecipar, também. Caso a pessoa tenha gostado da empresa e do emprego, já ir buscando qualificação para continuar com a vaga. Tem que correr atrás, cursos de qualificação tem o ano inteiro”, completa.

O presidente da CDL Cuiabá, Paulo Gasparoto, observa o que o momento é bom para quem está procurando começar mercado de trabalho. “É uma grande oportunidade para ingressar no mercado. Além disso, o volume de efetivações, em geral, é animador: 30%. Então, é bom para quem quer se familiarizar com o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, esse jovem tem a possibilidade de conseguir um emprego fixo”.

Basta demonstrar dedicação e produtividade para se destacar, lembra o dirigente lojista. “Todos que adentram uma empresa para prestar serviço são avaliados constantemente. Temos muitos exemplos de pessoas que hoje são gerentes de loja e que começaram em uma oportunidade como esta”. 

Números - Na região Centro-Oeste, devem ser contratados 9.379 funcionários em regime temporário, o que representa 6,38% do volume nacional, segundo a pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem). Para Mato Grosso, também de acordo com a Asserttem, serão 1.264 vagas, nos segmentos Indústria, Serviços e Comércio. A estimativa da Câmara de CDL Cuiabá é de que em Mato Grosso sejam disponibilizados 1.600 postos para todos os segmentos.






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