Mendes Ribeiro Filho e José Carlos Vaz conversaram sobre Código Florestal, controle da aftosa, safra de grãos e reunião de ministros do Mercosul
Ministro despacha com interino em São Paulo
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, esteve reunido com o secretário executivo José Carlos Vaz – que responde interinamente pela pasta – nesta quinta-feira, 10 de novembro, em São Paulo. O ministro recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês na quarta-feira (9).
No encontro, José Carlos Vaz conversou com o ministro sobre os assuntos relacionados ao ministério e que foram destaque durante a semana. O secretário-executivo informou que as Forças Armadas vão permanecer por mais 30 dias na fronteira com o Paraguai para auxiliar na fiscalização das fronteiras internacionais dos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O pedido do Ministério da Agricultura foi aceito pelo ministro de Defesa, Celso Amorim. O objetivo do acordo é dar continuidade às atividades de vigilância e prevenção que vêm sendo realizadas para evitar a introdução do vírus de febre aftosa no Brasil.
O ministro também foi informado sobre os dados da segunda pesquisa da intenção de plantio de grãos para a safra 2011/2012 anunciada nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O levantamento estima uma produção nacional entre 157,202 e 160,522 milhões de toneladas, (dentro do intervalo de menos 3,5 e menos 1,5%). O volume é inferior ao da última safra, quando foram colhidas 162,955 milhões de toneladas. Já a previsão de área de cultivo deve variar entre 50,482 e 51,408 milhões de hectares (ha), com um crescimento no intervalo de 1,1 e 3%. A área de cultivo da safra anterior registrou 49,919 milhões de ha. O aumento está relacionado ao milho 1ª safra, que deve ter um crescimento entre 7,8 e 10,3%, e à soja que pode chegar a um incremento entre 0,9 e 3%.
A votação do projeto do novo Código Florestal aprovado na terça-feira (08/11), nas Comissões de Agricultura (CRA) e Ciência e Tecnologia (CCT), do Senado Federal, também foi tema da conversa. Mendes Ribeiro Filho reiterou a importância de se aprovar ainda neste ano o projeto do novo Código Florestal. Para o ministro, é possível haver entendimento entre ambientalistas e produtores rurais em torno do novo Código Florestal. “Como ministro, quero ser um facilitador nesse debate”, disse.
Além destes assuntos, o ministro e o secretário-executivo conversaram a respeito da reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) que acontece em Brasília, de 22 a 23 de novembro. Mendes Ribeiro Filho será anfitrião do encontro com representantes dos governos da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia para discutir temas de interesse no setor para os países, como a questão da aftosa no Paraguai.
Nos próximos dias, Mendes Ribeiro Filho vai descansar para retomar as atividades no Ministério da Agricultura em 21 de novembro. "Conversei com o ministro e ele está bem animado, feliz com a alta e entusiasmado com o retorno ao trabalho em breve", afirma José Carlos Vaz.
O Ministro foi internado no dia 1º. de novembro com o objetivo de reforçar os pontos de uma das suturas da cirurgia a que fora submetido em 15 de outubro para remover a recorrência de um tumor no cérebro (oligodendroglioma). De acordo com Boletim Médico divulgado no dia da alta, em breve, Mendes Ribeiro iniciará tratamento complementar com quimioterápico oral, por período a ser determinado. Os médicos afirmam que o tipo de tumor retirado tem bom prognóstico com aplicação desse tratamento.
Comentários