Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 09 de Novembro de 2011 às 14:53

    Imprimir


O senador Jayme Campos (DEM-MT), presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, durante reunião do colegiado nesta quarta-feira, defendeu uma melhor gestão dos recursos da saúde pública brasileira, ao comentar o lançamento dos programas “SOS Emergência” e “Melhor em Casa”, anunciados pelo Governo Federal.

Jayme Campos lembrou exemplos de descaso no atendimento de emergência e ressaltou a importância de uma melhor redistribuição dos recursos para o setor. “As casas de saúde e os hospitais estão abarrotados e uma das saídas é um novo aporte de recursos. Mas não basta melhorar o atendimento, é preciso assumir um comprometimento com a vida”, alertou.

O senador recebeu o apoio do senador petista Paulo Paim (PT-RS), ao lembrar os debates realizados pela CAS sobre o setor e as constantes críticas e cobranças feitas pelos integrantes da Comissão. Paim ressaltou a ênfase que a presidência da CAS tem dado ao que ele chamou de “caos instalado no Sistema Único de Saúde”.

Jayme Campos citou as informações divulgadas pelo Executivo e a intenção de melhorar o atendimento no setor de emergência de 11 hospitais brasileiros. Cada um dos estabelecimentos participantes irá receber uma quantia anual de R$ 3,6 milhões do Ministério da Saúde e o planejamento é para que até 2014, o programa chegue as 40 maiores unidades de saúde brasileiras.

O ministério da Saúde anunciou, ainda, que pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que não necessitem de internação hospitalar, poderão receber o atendimento em casa.

Emendas ao PPA – Na reunião, a CAS aprovou 22 emendas ao Plano Plurianual (PPA) para o período de 2012 a 2015. Entre as emendas apresentadas pelos senadores do colegiado, foi aprovado o aporte de recursos para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS) e estruturar as unidades de atenção à saúde.

Cada comissão pode apresentar até cinco emendas na categoria despesa e não há limite quanto ao número de emendas apresentadas ao projeto (PL 29/11-CN) que institui o PPA. As emendas aprovadas serão examinadas pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/69623/visualizar/