Comissões aprovam relatório, mas deixam os destaques para esta 4ª
Os debates em torno da aprovação do novo Código Florestal chegam na reta final e o clima é tenso no Congresso. Nesta terça (8), em meio a muita polêmica e sob protestos de estudantes da Universidade de Brasília (UnB), as comissões de Agricultura (CRA) e de Ciência e Tecnologia (CCT) aprovaram o texto base do relatório do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC).
O relatório teve 12 votos a favor e apenas um contrário, sendo aprovado pelos 15 senadores da comissão.
O deputado federal Homero Pereira (PSD), líder da Frente Parlamentar da Agropecuária, considerou positivas as alterações propostas pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado no projeto já aprovado na Câmara Federal.
A apreciação dos destaques, por sua vez, ocorre nesta quarta (9). Antes de ser encaminhado para o plenário, entretanto, o Código Florestal precisa passar pela Comissão de Meio Ambiente, que vai realizar três audiências públicas para debater questões sob o ponto de vista das cidades, das bacias hidrográficas e das florestas. Não há previsão ainda de quando a nova legislação será apreciada pelos senadores.
Segundo o relator, a proposta visa conciliar os interesses do setor produtivo e os ambientalistas. Entre as mudanças que estão previstas está a criação de um inventário nacional das árvores do país e mecanismos de incentivos aos produtores rurais para que preservem o meio ambiente.
Comentários