Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 08 de Novembro de 2011 às 19:38

    Imprimir


Denúncia de que estariam vivendo em situação subumana foi feita por mulheres que estão presas no 1º DP de Dourados em carta enviada ao deputado estadual Pedro Kemp (PT) cujas cópias foram distribuídas pelo parlamentar na sessão desta manhã. Ele também fez um pronunciamento na tribuna cobrando providências. São 41 detentas que estariam distribuídas em três celas com capacidade para apenas quatro cada uma.

Segundo a carta, atualmente são cerca de 14 mulheres ocupando uma mesma cela. Além disso, estariam sem direito ao banho de sol. Outra queixa é com relação à comida que é proveniente do presídio Harry Amorim Costa e muitas vezes tem de ser dividida com homens que estão no DP aguardando transferência.

"Não raro na somatória ultrapassa as 50 ou as vezes 60 pessoas e alimentação disponibilizada não chega a todos, um caso cada vez mais frequente", diz a carta que prossegue afirmando que cinco marmitas "são divididas entre 14 pessoas, ferindo assim gravemente o que dita o artigo 31 em seu parágrafo I, onde diz que é direito do preso a alimentação suficiente, na lei 7.210/84 (lei de execuções penais).

A carta afirma que esse é um retrato "simples da superlotação" do local e destaca que "buscamos ajuda da imprensa, pois não sabemos o motivo de não haver transferência de detentos para os respectivos presídios femininos, uma vez que Dourados mesmo sendo a segunda maior cidade do Estado, não possui um presídio feminino".

As detentas dizem, pela carta, que não reivindicam mordomias, "apenas condições dignas de cumprir nossa pena, pagar nossa dívida com a sociedade e ter uma re-socialização (sic)".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/69717/visualizar/