Diretor do Sebrae pediu apoio dos deputados para ampliar abrangência em MS
Projeto que fomenta negócios atendeu 3.710 empresas e quer expandir atividades
O Prolocal (Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico dos Municípios de MS), que leva orientações sobre empreendedorismo e negócios para 21 cidades com menos de 50 mil habitantes em MS já atendeu 3.710 empresas. Nas ações foram identificadas as necessidades de cada município. O foco do projeto são as micro e pequenas empresas e as cadeias produtivas. Elas recebem os serviços como consultoria, cursos e plano de desenvolvimento, entre outros.
O Prolocal foi apresentado hoje pelo diretor superintendente do Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Mato Grosso do Sul), Claudio Mendonça, na Assembleia Legislativa. Ele pediu hoje (8) apoio dos deputados estaduais para o projeto. “No plano de ação municipal integrado é muito importante a participação dos deputados”, afirmou. “Os deputados têm suas bases e é importante que eles ajudem a identificar as potencialidades desses locais”.
De acordo com o superintendente o projeto busca fortalecer e promover o empreendedorismo a partir da identificação e fomento às oportunidades de negócio.
Além disso, o Prolocal vem incentivar a formalização das empresas. “A formalidade deve ser percebida como um bom negócio”, disse Claudio Mendonça.
As cidades beneficiadas com o Prolocal são: Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Caarapó, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Itaquiraí, Ivinhema, Maracaju, Mundo Novo, Nioaque, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Selvíria, Sidrolândia e Sonora.
Metas
O diretor-técnico do Sebrae, Tito Estanqueiro, destaca que objetivo é buscar apoio nas próximas fases do Prolocal, como na execução das atividades propostas nos Planos de Ações, que visam desenvolver os municípios, criando um ambiente legal para fortalecimento das micro e pequenas empresas e da economia local.
Também na construção de Mapas de Oportunidades para cada uma das cidades. Com base em informações extraídas de banco de dados e pesquisas locais com empresários, lideranças e comunidade, estes documentos irão apontar os setores mais aquecidos nas economias municipais, bem como as áreas em que os territórios possuem vocação para se desenvolver, atrair investidores e novas empresas.
Comentários