Iniciativa do presidente Riva destaca o trabalho dedicado e exemplar da professora que faleceu no início deste mês
Deputado apresenta Moção de Pesar à família da professora Gracildes
A Assembleia Legislativa encaminhará Moção de Pesar à família da professora Gracildes Melo Dantas, que faleceu no último dia 05, aos 91 anos. Conhecida como uma das mais tradicionais educadoras de Cuiabá, ela foi professora de Língua Portuguesa no centenário Colégio Liceu Cuiabano e se destacou ao oferecer um curso complementar que funcionava na sua residência na Rua 24 de Outubro, esquina com a Marechal Deodoro.
“A professora Gracildes continuará sendo uma referência na Educação. Seu trabalho contribuiu sobremaneira para a educação mato-grossense, dando um exemplo de amor ao magistério. Que Deus conforte o coração de seus familiares e de toda comunidade católica”, diz Riva na Moção, que será encaminhada para a senhora Greice Dantas, filha da professora.
TRAJETÓRIA - Gracildes Melo Dantas nasceu na cidade de Colina, no Maranhão, no dia 18 de junho de 1921. Veio para Mato Grosso com sua família em 1928, quando foi morar em Araguainha. Aos 13 anos de idade iniciou o Curso Anexo no Palácio da Instrução, que na época era pré-requisito para fazer a Escola Normal. Concluiu o curso em 1939, se destacando em 1º lugar da turma. Depois de formada, lecionou em Barra do Garças, onde trabalhou durante 2,5 anos, sendo a primeira professora normalista da cidade que, naquela época, ainda não dispunha de escola.
Em 1941, Gracildes veio para Cuiabá dar aulas nas escolas Ginásio Brasil, Liceu Cuiabano e na Kardeciana. Sempre lecionou a disciplina de Língua Portuguesa. Foi casada com Francisco Vilanova (in memorian), com quem teve dois filhos: José Raul Dantas (in memorian) e Greice Dantas. A professora foi uma das primeiras voluntárias do Lar Monteiro Lobato, fundado pela senhora Maria de Lourdes Ribeiro de Souza.
Comentários