O presidente da Força Sindical, deputado Paulinho (PDT-SP), apresentou emenda ao Orçamento Geral da União nesta segunda-feira que concede aumento de 11,7% aos aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima de um salário mínimo. A proposta foi entregue hoje ao presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), e ao relator do Orçamento, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).
A proposta dos sindicatos é que os pensionistas que recebem acima de um salário mínimo por mês ganhem o equivalente à inflação de 2010 (5,91%) acrescido de 80% do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no ano passado. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, no entanto, defendeu na semana passada que os aposentados e pensionistas tivessem apenas ganho real.
Apesar da negativa da ministra do Planejamento, o deputado acredita que há margem para negociar com o governo. "Vamos aumentar a pressão dos aposentados. A inflação para os aposentados é muito maior, já que há vários gastos, como remédios, que oneram muito mais o aposentado", disse. Paulinho estima que o aumento defendido pela Força Sindical resulte num gasto extra de R$ 5 bilhões por ano para os cofres públicos.
Comentários