Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 07 de Novembro de 2011 às 16:36

    Imprimir


Foi realizada na última sexta-feira (04), no auditório da Unimed Cuiabá, palestra sobre “Tratamento cirúrgico da embolia pulmonar” e “Tratamento cirúrgico na insuficiência coronariana. O estado da arte”, ministrada pelo médico e professor doutor, Fábio Jatene. A atividade reuniu mais de 100 médicos cooperados e estudantes de medicina das universidades Federal de Mato Grosso (UFMT) e de Cuiabá (Unic).

O presidente da Unimed Cuiabá, João Bosco de Almeida Duarte, deu as boas-vindas e comentou rapidamente sobre a grande receptividade do povo cuiabano. “O progresso que a cidade conquistou também se deve a hospitalidade dos cuiabanos para com os que vieram contribuir com essa calorosa cidade. Tenho certeza que a vinda do Dr. Fábio irá enriquecer ainda mais o conhecimento dos nossos cooperados”, afirmou.

Um dos responsáveis pela realização do evento e membro do Comitê Educativo da Unimed Cuiabá, Elton Hugo Maia avalia o trabalho desempenhado pelo Comitê ao trazer à Capital mato-grossense um mestre na arte de cirurgia torácica e cardiovascular. “A idéia para esta noite é fazer com que chegue ao nosso conhecimento, tanto de médicos como dos estudantes presentes, o que tem de mais moderno e atualizado nestas duas áreas”, explica ao afirmar que o Comitê Educativo trabalha com objetivo de aprimorar o conhecimento do grande arsenal de médicos cooperados da Unimed Cuiabá.

Onofre Cezário de Souza Filho, fundador do Comitê Educativo em 1996, também foi um dos responsáveis pela vinda do palestrante. Para ele, os estudos dos temas são de grande relevância para a área médica.  “O tratamento cirúrgico da embolia pulmonar é um caso que ocorre com menos frequência em nosso país, mas que precisa ser de conhecimento e domínio profissional”, observa ao falar sobre o palestrante. “É um profissional de excelente gabarito, atualizado em especialidades de topo de linha,” ressalta.

Renome nacional - Professor titular da disciplina de cirurgia torácica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Fábio Jatene abordou dois temas de amplo interesse no que envolve a área da cirurgia. O tratamento cirúrgico da embolia pulmonar teve seu direcionamento para situações crônicas. “É uma doença relativamente rara, acredita-se que seja algo relativamente recente, mas o que importa neste momento é divulgar a existência dessa enfermidade e principalmente diagnosticá-la corretamente e tratá-la”. Já no caso da Insuficiência Coronariana, ele afirma ser uma doença mais grave, considerada pior que um câncer de próstata. “A doença coronariana é mais comum do que se imagina. Ela atinge milhões de pessoas, porém, em muitos casos o individuo tem a doença, mas não sabe. Os diagnósticos acabam sendo tardios”, explica o professor ao acrescentar que o tratamento pode ser realizado por meio de medicamentos, mas em alguns casos, nem os remédios conseguem controlar o avanço da enfermidade no paciente.

O cardiologista também discorreu sobre os “pós e contras” dos dispositivos de assistência ventricular, conhecidos como ventrículos artificiais. “Existe a possibilidade desse dispositivo ser fabricado no Brasil. Os custos para o indivíduo que viesse necessitar seriam menores do que os custos atuais”, avalia.

A presença de um grande número de jovens na palestra chamou atenção do médico. “A medicina exige uma boa formação. Os jovens devem estar cientes da sua grande importância e contribuição. É preciso ter em mente o interesse e a busca constante pela especialização para que seja garantida uma boa formação profissional”.

A estudante de medicina, Camila Magalhães, não escondeu o interesse pelos temas abordados. “São casos que ocorrem com menos frequência, mas que a qualquer momento podemos nos deparar em um pronto atendimento. É bom ter o preparo profissionalmente para lidar com diversas situações”. Camila, que cursa o sexto ano de medicina na Universidade de Cuiabá (Unic) e também é estagiária do Hospital Geral, destacou ainda a importância de eventos como este, para o qual os estudantes também são convidados. “Sou grande admiradora do trabalho desempenhado pelo Dr. Fabio. O conhecimento que ele dividiu certamente é de grande relevância para nós que estamos apenas no início da carreira”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/69877/visualizar/