A temporada quase perfeita que Novak Djokovic cumpre em 2011 recebeu um grande revés neste sábado. Surpreendido, o sérvio número 1 do mundo levou uma virada de Kei Nishikori (31) com parciais de 2/6, 7/6 (7-4) e 6/0. O japonês está classificado para enfrentar um suíço - Roger Federer ou Stanislas Wawrinka - na final do ATP 500 da Basileia.
Djokovic, que disputou sua 71ª partida no ano, buscava a 68ª vitória. Caso tivesse mantido o número de apenas três derrotas, ele igualaria o recorde do americano John McEnroe, único tenista na história a fechar uma temporada sendo batido menos que quatro vezes - cumpriu o feito em 1984.
Neste sábado, o sérvio sentiu os efeitos do desgastante calendário e chegou a pedir atendimento médico para o ombro direito no primeiro set. Naquele momento, ele vencia por 5/2, mas não aparentou mais sentir tantas dores no decorrer da partida. Na segunda parcial, inclusive, conseguiu reverter uma desvantagem de 2/4 e chegou a ficar a dois pontos de vencer, pressionando quando o rival sacava em 4/5 e 5/6.
No tie-break, porém, brilhou a estrela de Nishikori. Muito sólido, ele continuou embalado no terceiro set, em que não encontrou resistência de um já cansado adversário e aplicou um "pneu".
Djokovic não sofria um 6/0 desde o início de 2010, quando superou o americano Mardy Fish na segunda rodada do Masters 1000 de Indian Wells por 6/1, 0/6 e 6/2. Mais importante que isso é o fato de ele ter sofrido apenas a segunda derrota no ano sem ter desistido - a outra havia ocorrido diante de Federer na semifinal de Roland Garros.
Nas demais, ele alegou dores para abandonar contra o escocês Andy Murray na decisão do Masters 1000 de Cincinnati e contra Juan Martín del Potro na semifinal da Copa Davis. O encontro com Del Potro, em 6 de outubro, havia sido o último do jogador, que estava parado até voltar a competir na Suíça.
Em 13 torneios disputados na temporada, este é apenas o segundo em que o atual campeão de Wimbledon e dos Abertos dos Estados Unidos e da Austrália não alcança a final. Quem ocupará o lugar dele na quadra rápida e coberta da Basileia será o jovem Nishikori, 21 anos, que vive a melhor fase da carreira.
O japonês conseguiu outro bom resultado após avançar à penúltima rodada do Masters 1000 de Xangai, no mês passado, e segue vivo na luta pelo segundo título na carreira: triunfou apenas em Delray Beach em 2008. Em toda a carreira, só disputou outra decisão - exatamente neste ano, sendo batido pelo americano Ryan Sweeting em Houston.
Comentários