O prefeito de Campo Grande (MS), Nelson Trad Filho (PMDB), decretou situação de emergência nas áreas do município afetadas pela enchente. Para o decreto, publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial, a prefeitura considerou os estragos da chuva do último domingo, entre eles uma cratera na rua Marquês de Herval, altura do número 500, bairro Nova Lima. Na ocasião, foi registrado índice pluviométrico de 45 mm na cidade.
Segundo a prefeitura, foram investidos R$ 5 milhões em obras de contenção de enchentes na cidade. A região no entorno do Shopping Campo Grande também passa por obras subterrâneas e de recapeamento de trechos na avenida Afonso Pena e rua Paulo Coelho Machado.
Em visita ao local, na quinta-feira, o prefeito afirmou que apresentou projeto ao Ministério das Cidades no início do ano, quando teria sido aprovada a liberação de R$ 5 milhões para a reconstrução do local, que já havia sido afetado pelas chuvas. Trad Filho disse que não recebeu os recursos e enviou, na segunda-feira, um novo projeto pedindo urgência na liberação da verba.
O decreto de emergência tem validade de 90 dias, a contar de 1º de novembro.
Comentários