Lula ficou "iradíssimo" com posição do IDH do Brasil, diz ministro
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se recupera de sua primeira sessão de quimioterapia para tratar um tumor na laringe, ligou hoje para o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, "iradíssimo" com a posição do Brasil no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU.
O país avançou apenas uma posição e aparece em 84º lugar entre 187 países. O ranking leva em conta indicadores nas áreas de escolaridade, renda e expectativa de vida
"Ele nos deu um telefonema iradíssimo hoje, disse que era injusto [o resultado] e que a gente tinha de reagir", afirmou Carvalho, que foi chefe de gabinete de Lula nos oito anos de seu governo, durante seminário no Palácio do Planalto, na tarde desta quinta-feira (3).
"Com todo o respeito, nós achamos que vale a pena uma discussão em torno da metodologia que é usada [no Pnud]. Nós temos toda a certeza de que os nossos indicadores sociais cresceram, seguem crescendo, mas não queremos entrar numa polêmica sobre isso", disse o ministro a jornalistas após o seminário.
Segundo Gilberto Carvalho, o ex-presidente está sendo informado sobre "tudo o que aconteceu, de todo o processo".
"Ele está vigilante, acompanhando cada fato", disse o ministro.
Comentários