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Cidades/Geral
Terça - 01 de Novembro de 2011 às 09:51

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Uma equipe do Movimento Pró Logística entregou ao diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), General Jorge Ernesto Pinto Fraxe, o Relatório dos Estradeiros nas BRs 158, 163 e 080 realizados neste ano, no interior de Mato Grosso. O grupo propôs uma série de medidas que viabilizem agilidade nas obras e melhorias na estrutura das regiões abordadas. A reunião foi em Brasília, na última quinta (27/10).

Segundo o coordenador do Movimento, Edeon Vaz, o custo do frete chega a U$ 120,00/ton no estado. “A este preço, diminui significativamente a rentabilidade do produtor de Mato Grosso. Portanto, logística é o grande problema para um estado que tem clima adequado e terras de topografia amena, possibilitando a prática de uma agriculturas tecnificada e de baixo risco”, avalia.

A partir das viagens realizadas em setembro e outubro deste ano, o Movimento identificou os principais problemas nas BRs visitadas e sugeriu providências. Na BR 158, o grupo observou atraso nas obras, comprometendo o uso da estrada, e por isso pede que alguns contratos sejam suspensos e novas licitações sejam abertas para estes trechos com problemas.

Na divisa de Mato Grosso com o Pará, apontam a necessidade imediata de recuperação do pavimento na BR e conclusão das pontes no trecho Santana do Araguaia – Redenção (PA), incluindo ainda pavimentação da BR 155 que liga Redenção a Marabá (PA). Também cobram sinalização horizontal e vertical desses trechos.

Para a BR163, cobram agilidade nas obras e fiscalização dos contratos vigentes, sugerindo a divisão e licitação do trecho “Vila do 30 a Rurópolis” em dois ou mais sub-trechos. Para a estrada entre Ribeirão Cascalheira/MT e Luiz Alves/GO, pela BR 080, o Movimento cobra que as providências para licitar e iniciar as obras sejam tomadas com agilidade para que isso ocorra ainda entre o 1º e o 2º semestre de 2012.

Além disso, também foi abordado o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (Evtea) das Hidrovias Teles Pires e Juruena – Arino Tapajós. Participaram da audiência em Brasília o coordenador executivo do Movimento de Pró Logística, Edeon Vaz, o diretor administrativo da Aprosoja, Carlos Fávaro, o diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Morais Rosa, presidente da Acrimat, Mário Cândia e o gestor do Núcleo Técnico da Famato, Eduardo Godoi. 

Movimento Pró-Logística – Criado em 2009 em parceria com diversos segmentos da sociedade, o objetivo principal do Movimento é promover estudos e acompanhar as obras realizadas em Mato Grosso. As equipes acompanham projetos em desenvolvimento no estado e propõem soluções que possibilitem ganhos econômicos, sociais e ambientais através da logística. De posse dessas informações, a missão do movimento é articular junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a implantação e manutenção de obras rodoviárias, ferroviárias e hidroviárias que possibilitem redução de custos para o setor produtivo e a comunidade em geral.






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