O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se submeteu à segunda revisão médica de seu mandato que revelou um estado de saúde "excelente", melhorado por sua decisão de parar de fumar, informou nesta segunda-feira a Casa Branca em comunicado. A primeira revisão médica que aconteceu em fevereiro de 2010 mostrou que o presidente americano se encontrava em perfeita forma física, mas seus médicos insistiram que ele devia abandonar o cigarro.
Obama prometeu que deixaria o vício ao chegar à Casa Branca e durante a campanha eleitoral de 2008 foi visto várias vezes mascando chicletes de nicotina. No entanto, meses após sua chegada à Presidência, reconheceu que ainda fumava de vez em quando.
O presidente americano prometeu à sua mulher, Michelle, que não fumaria dentro da Casa Branca, onde está proibido fumar desde a Presidência de Bill Clinton (1993-2001), mas não disse nada sobre escapar para o jardim e acender um charuto.
As últimas avaliações garantem que Obama realiza uma "dieta saudável", tem um "peso adequado" para sua idade e altura e é fisicamente ativo, o que lhe permitirá exercer seu cargo "até o final do mandato", informou o relatório do médico do presidente, o capitão Jeffrey Kuhlman.
Ao contrário da última vez, o colesterol de Obama se encontra dentro dos parâmetros normais e as recomendações sobre sua dieta fazem parte do passado, já que se alimenta de maneira equilibrada.
Comentários