Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Domingo - 13 de Outubro de 2013 às 07:00

    Imprimir


O momento da aposentadoria virou um desafio até nos países desenvolvidos. Na Europa, um em cada cinco britânicos acha que não vai parar de trabalhar nunca.

Aos 69 anos, vendedora em uma loja de ferragens, Valerie garante que adora o que faz. "Gosto do companheirismo, das amizades. É melhor do que ficar em casa sem fazer nada", afirma.

Mas o dinheiro ajuda bastante a complementar o que ela recebe de aposentadoria. Se, para alguns aposentados, trabalhar é uma opção ao tédio, para um número cada vez maior, é uma necessidade.

Trabalhar até o fim da vida ou da capacidade física é uma tendência em muitos países, especialmente na Grã-Bretanha. A maioria dos britânicos economiza durante anos, investe em fundos de pensão. Mas, mesmo que falte muito tempo para a aposentadoria, muitos já se deram conta de que o dinheiro guardado não será suficiente para sustentá-los no futuro.

Um homem diz que não tem certeza se poderá parar de trabalhar. Os investimentos que ele fez vão mais ou menos. "Neste país, só funcionários públicos podem se aposentar. Eles têm um excelente fundo de pensão", diz.

A pesquisa foi feita com 16 mil pessoas em 15 países. Ao todo, 19% dos britânicos acham que nunca vão poder parar de trabalhar. Nos Estados Unidos, o percentual é de 18%. Na França e em Hong Kong, 12%.

O representante da associação britânica dos fundos de pensão diz que muita gente está economizando menos do que deveria, mas há outros fatores. "As pessoas estão vivendo mais e, por causa dos problemas econômicos, os fundos de pensão estão rendendo menos do que elas esperam", explica.

Para muitos, a rotina "despertador, chuveiro, trabalho" vai se repetir ainda por muitas manhãs.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/7081/visualizar/