A oficina prevê um espetáculo de encerramento, no dia 13 de dezembro, no Espaço Cênico do Cine Teatro.
Oficina de Teatro Musical com Rafael Cerigato, no Cine Teatro Cuiabá
Nos meses de novembro e dezembro, acontece no Cine Teatro Cuiabá a Oficina de Teatro Musical, com o profissional Rafael Cerigato. A oficina é gratuita e dedicada a cantores, autores e bailarinos, ou estudantes de arte com experiência em alguma das modalidades. São 30 vagas, com inscrições até dia 31 de outubro.
Além de capacitar profissionais da dança, do teatro, da música e da expressão corporal para o gênero teatro musical, a oficina procura despertar o empreendedorismo em arte no estado e realizar uma encenação de encerramento. O conteúdo programático traz uma breve história musical, iniciação em dança para teatro musical, técnicas de interpretação teatral, técnicas de canto e vivência de montagem.
Segundo Rafael, o gênero musical vem arrebatado um público imenso e fiel no eixo Rio – São Paulo, gerando um novo mercado no quadro artístico brasileiro e a necessidade de uma nova classe artística que vem se especializando cada vez mais. “São grandes produções que se tornaram grandes oportunidades de negócio inclusive, com diversas marcas querendo estampar seus nomes, como bancos e grandes indústrias”, afirma.
A oficina acontece de 01 de novembro a 13 de dezembro, com aulas sempre as terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, no Salão Artístico da casa. A carga horária é de 22 horas/aula, com conteúdo 80% prático e 20% teórico, trabalhado simultaneamente. Os interessados podem fazer as inscrições no foyer do Cine Teatro Cuiabá, até dia 31 de outubro, das 14h às 18h.
Teatro musical
Diversos cursos já foram criados no Brasil, formados por professores que fizeram e fazem musicais. Dentre estes, o Circuito Broadway, ministrado por Ronnie Kneblewski, diretor musical de diversas produções como o atual “New York, New York”, no Teatro Bradesco, em São Paulo. Também Kátia Barros, coreógrafa de grandes produções como “Jekyll e Hyde”, “O Médico e o Monstro” e “Zorro”, alternou, juntamente com a Danielle Winits, o papel principal no musical Chicago, e compôs o elenco principal de “Sweet Charity”, ao lado de Cláudia Raia. E Jarbas Homem de Mello, jurado do programa “Se Ela Dança, Eu Danço”, do SBT que participou da montagem de grandes clássicos com “Les Miserables” e “O Fantasma da Ópera”, atuou em “De Pernas Pro Ar”, com Cláudia Raia, e protagonizou o musical “Zorro”.
A direção do projeto Circuito Broadway é de Fernanda Chamma que, além de curadora do Festival de Dança de Joinville, é coreografa de diversos musicais, inclusive dois que estrearão em breve como “Família Adams” e “Shanadu”, e jurada do quadro “Dança dos Famosos”, no Domingão do Faustão.
Profissional facilitador
Rafael participou de duas edições do Circuito Broadway, no Festival de Dança de Joinville, nos anos de 2010 e 2011, recebendo um solo no primeiro ano e sendo destaque em dois pockets no segundo, como Jean Valjean, o protagonista de “Les Miserables”, e Capitão Garcia, em “Zorro”.
Rafael Cerigato atua no meio artístico em Cuiabá há 13 anos. Durante este tempo participou de renomados grupos de teatro, companhias de dança, espetáculos de música e espetáculos musicais. Desde a inauguração do Cine Teatro Cuiabá, Rafael participou de diversos espetáculos, como “Canti Corpus”, do Grupo Art’Expressão”, “Aladdin”, do Ballet Denise França, como diretor artístico, e o “Gênio”, “Beleza Cuiabá” e “Amores”, da Cia. Rodinei Barbosa, “Moulin Rouge”, da Danç’art, como Zidler, “Um Conto de Natal”, da Escola e Berçário Peninha Verde, como diretor geral e produtor.
Há sete anos, desenvolve um projeto de ensino de danças com crianças de três a 10 anos. Este projeto vem crescendo a cada ano e, hoje, já conta com 50 inscritos. Até o ano passado, as crianças eram inseridas em espetáculos de algumas academias da cidade como parceria, porém a dimensão que tomou este ano pede uma produção própria, até mesmo por se tratar de um ano comemorativo em que as primeiras alunas do curso começarão a usar sapatilhas de ponta em seu último ano de projeto, estando aptas a ingressarem em um curso de danças mais avançado.
Rafael sempre de dedicou a todas as modalidades artísticas com o sonho de um dia fazer musicais, sua grande paixão desde a infância. Toca oito instrumentos, é ator, bailarino, cantor, coreógrafo e diretor artístico.
Serviço
Oficina de Teatro Musical, com Rafael Cerigato
De 01 de novembro a 13 de dezembro, sempre as terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h30.
Oficina gratuita.
Inscrições até dia 31 de outubro, das 14h às 18h, no foyer do Cine Teatro Cuiabá.
Comentários