Cresce o número de usuários em Mato Grosso
Número de acessos a TV por assinatura em Mato Grosso cresceu 56,84%. Até setembro deste ano foram contabilizados 93,532 mil domicílios com o serviço contra 59,635 mil até o mesmo mês de 2010. Melhora na renda e popularização deste tipo de entretenimento tem motivado as famílias contratarem planos e engordarem as estatísticas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Apesar da expressiva variação de um ano para outro, o Estado ainda está bem longe de assumir uma posição considerável no ranking das unidades da federação com maior número de usuários. A densidade (número de acessos a cada 100 domicílios) em Mato Grosso é de 9,5 enquanto no país chega a 19,8, bem abaixo do maior índice, de 36,8, registrado no Distrito Federal. Em todo o Brasil são 11,888 milhões de usuários de TV por assinatura, alta de 31% em relação aos 9,073 milhões registrados até setembro do ano passado.
Na avaliação do economista Vitor Galesso, o crescimento é decorrente do ganho de renda dos trabalhadores e também do barateamento do serviço. "As classes mais baixas subiram de posição e os itens que antes eram considerados de luxo passaram a ser mais acessíveis por causa do ganho salarial", diz ao informar que pelo menos até 2014, os números serão ascendentes, com uma média de crescimento de 15% ao ano.
No ranking de estados com maior número de acessos, São Paulo é o líder com 4,813 milhões de usuários, seguido por Minas Gerais com 984,009 mil.
Comentários