Versão antiga do sedã japonês já começa a minguar nas concessionárias do Brasil
Honda prepara chegada do novo Civic para dezembro
O modelo, que vem para substituir o muito bem-sucedido New Civic, será produzido na fábrica da marca em Sumaré (SP). Algumas unidades camufladas já foram flagradas rodando pelo Estado paulista.
Apesar de manter características da geração antiga - como os faróis que se afinam em direção às laterais -, o Civic é fruto de um projeto novo. O visual, no entanto, é claramente mais conservador.
Se a oitava geração do carro, lançada em 2006, conquistou fãs no mundo todo pelo desenho mais agressivo, o novo projeto parece dar um passo atrás nesse sentido, possivelmente para trazer de volta o comprador "tradicional".
Diante de concorrentes de peso - como Renault Fluence, Volkswagen Jetta, Chevrolet Cruze e o eterno Toyota Corolla -, a Honda precisa mesmo de algo novo, mas capaz de cativar também o consumidor maduro.
Traseira é um dos pontos que mais muda no novo sedã da Honda (Divulgação)
Na frente, as linhas do novo Civic são mais retas e diretas. O capô parece ligeiramente mais alongado e a traseira, sem as lanternas que invadem o porta-malas, tem caimento suave, diferente do corte abrupto utilizado até agora.
Por dentro, o painel em dois níveis que conquistou tanta gente com o New Civic foi mantido, embora tenha ficado maior. O volante tem novo desenho e, se seguirem a proposta americana, as versões de topo ganharão uma tela multifunção no centro.
É provável que a Honda mantenha a motorização 1.8 flex utilizada hoje, mas com ajustes para melhorar o consumo - considerado alto mesmo pelos proprietários mais apaixonados. Atualmente, o bloco gera 140 cv de potência máxima com etanol.
Painel em dois níveis foi mantido; modelos de topo podem ganhar tela multifunção (Divulgação)
Nos Estados Unidos, o novo Civic é oferecido com transmissão automática de cinco velocidades, que no Brasil deve ganhar a companhia de uma caixa manual nos modelos mais baratos.
O preço certamente vai subir, e é possível cogitar algo na casa dos R$ 70 mil pela versão de entrada.
Enquanto isso, as últimas unidades do New Civic são vendidas com bons descontos nas concessionárias, embora seja difícil encontrá-las. Com algum choro, dá para levar a versão SE por R$ 60 mil.
Comentários