Gasolina e querosene de aviação puxam alta no consumo de combustíveis
O presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, afirmou que o consumo de combustíveis no país está crescendo em torno de 4,5%, pouco acima do Produto Interno Bruto (PIB).
O executivo ressaltou que o diesel, principal combustível vendido no Brasil, responde por metade do avanço do mercado. Além disso, Lima destacou o aumento do consumo da gasolina, em função da baixa oferta de etanol, e o alto crescimento da demanda por querosene de aviação, na ordem de 10% ao ano.
Lima lembrou que a gasolina, apesar de vir em um patamar de preços relativamente alto, tem o preço estável há dois meses. "Hoje, o Brasil continua consumindo bem mais gasolina do que álcool", afirmou.
De acordo com ele, no caso da BR Distribuidora, a proporção é de 80% de gasolina e 20% de álcool para os combustíveis de motores de ciclo Otto. A migração dos consumid ores de etanol para gasolina, segundo Lima, foi de quase 10% este ano.
Lima preferiu não dar uma previsão sobre o que deve acontecer com o preço dos combustíveis nos próximos meses. "Precisamos ver o que vai acontecer agora, no período de efetiva entressafra", disse Lima. Segundo ele, é "evidente" que muitas empresas estão prevendo importações de etanol para suprir a demanda do mercado.
Comentários