Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 25 de Outubro de 2011 às 08:11

    Imprimir


O comércio será, mais uma vez, o maior empregador temporário, do Estado, em 2011. Em 2011, a expectativa é de que, em Mato Grosso, sejam ocupados 1.600 postos, segundo a estimativa do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Paulo Gasparoto. Na região Centro-oeste devem ser contratados 9.379 funcionários em regime temporário, o que representa 6,38% do volume nacional.

O presidente da CDL vê a contratação temporária como oportunidade de efetivação. “Todos que adentram uma empresa para prestar serviço são avaliados constantemente. E temos muitos exemplos de pessoas que hoje são gerentes de loja e que começaram em uma oportunidade como esta, de final de ano e que era para ser provisória”. Ele lembra que de 30% a 40% destas pessoas cobrindo a sazonalidade nas lojas poderão ser contratadas este ano, em Mato Grosso.

Gasparoto observa o que o momento é bom para quem está procurando entrar no mercado de trabalho. “É uma grande oportunidade para começar. Além disso, o volume de efetivações, em âmbito nacional, é animador. Então, é bom para quem quer se familiarizar com o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, esse jovem tem a oportunidade de conseguir um emprego efetivo”. E completa que basta demonstrar dedicação e produtividade para se destacar.

Para muitos comerciantes, as movimentações para contratar colaboradores começam ainda em outubro. Outros, entretanto, fazem a seleção em novembro, realizam o treinamento internamente e no mês de dezembro o novo funcionário está na linha de frente. É o caso da loja Moda Verão, conforme explica a gerente Noelânia Ribeiro. “As contratações devem começar em meados de novembro. Ainda não há números definidos, porém, a perspectiva é de que este ano as contratações temporárias superem 2010 em até 15%”. Para que estejam aptos em suas tarefas, os temporários passam por treinamento interno que dura de 10 a 15 dias.

Na loja, que hoje conta com 20 colaboradores, a expectativa é de sejam contratados mais 10 ou 12 pessoas. O volume de contratações se dá pelo aumento da demanda que vem sendo observado nestes últimos dias de outubro e pelas boas expectativas para os próximos meses. “As vendas passaram por uma alta no final de outubro e acreditamos que neste Natal vamos vender até 30% a mais que no ano passado”, anima-se a gerente.

Após o termino do período, Noelânia afirma o índice de efetivação é de 5%. “Uma parte é efetivada no ato, mas os currículos ficam arquivados e quando precisamos durante o ano, os chamamos novamente para fazer a seleção”, explica.

PERÍODO - A CDL Cuiabá tem em conta que o Natal é a melhor data no calendário comercial de Mato Grosso e do Brasil, e por isso demanda tantas contratações. “Para se ter uma idéia a venda no período comparada com um mês comum, em determinados segmentos, chega a mais de 50% de acréscimo. E ano a ano o Natal, acompanhando o incremento da rendas das classes C e D, este índice tende a crescer", fala Gasparoto.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/71437/visualizar/