Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 24 de Outubro de 2011 às 14:43

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Olímpia realiza neste 25, data em que se comemora o dia do Dentista, uma Campanha para Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal que vai atingir todas as Unidades de Saúde da Família do município, com foco ao público alvo com idade acima de 60 anos.

Durante o dia, além de trabalhos de orientação, os odontólogos juntamente com a equipe de Saúde Bucal de cada USF vão realizar exame bucal em pacientes para detectar possíveis lesões que antecedem o câncer bucal.

Segundo informa o responsável do Setor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, enfermeiro Raul Tarcísio, além das USF’s, haverá palestras na Câmara de Vereadores, às 08h00 e às 13h00,  com odontóloga Marcela Rechinho Castelo Branco. E a Unidade de Saúde Boa Esperança realizará uma palestra educativa no Centro de Convivência do Idoso na quinta-feira, dia 27 na parte da manhã.

DOENÇA

O câncer bucal, segundo estatística do Instituto Nacional de Câncer (INCA), ocupa a 5ª posição entre as doenças cancerígenas que acometem os homens e a 8ª posição, no caso das mulheres.

A doença é caracterizada por ser uma moléstia insidiosa, que deve ser detectada logo no seu início. Tardiamente, ela pode levar a mutilações da face, com deformidades, e até a morte. 

O principal fator de risco para o câncer bucal é o tabagismo, seguido pelo etilismo (consumo de bebida alcoólica). A associação de ambos aumenta a possibilidade de desenvolvimento da doença.

O cirurgião-dentista tem papel fundamental no diagnóstico precoce do câncer bucal. Um exame adequado deve ser realizado periodicamente.

SINAIS DE ALERTA

Os sinais de alerta podem ser identificados em feridas na boca que não cicatrizam em duas semanas, ulcerações superficiais indolores (podendo sangrar ou não), manchas esbranquiçadas nos lábios ou na mucosa bucal, dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de nódulos no pescoço. Deve-se procurar médico ou dentista para avaliação e orientação.

Nas lesões iniciais, o tratamento pode ser exclusivamente cirúrgico e com até 80% de cura. No tratamento dos tumores avançados é feita cirurgia associada à radioterapia, dependendo da localização do tumor, com alterações funcionais e estéticas mais graves e com redução do índice de cura.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/71525/visualizar/