No prédio de Biologia da Unirio, na Urca (RJ), os portões de acesso foram abertos rigorosamente às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília), cinco minutos depois do previsto anteriormente, que seria 12h55. Os participantes só podem entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova.
O candidato Carlos Aberto Figueiredo, 54 anos, chegou um minuto após o fechamento dos portões e perdeu a chance de fazer a prova. O eletrotécnico foi avisado por telefone sobre a mudança de endereço, mas se confundiu. "Eu estava com febre no dia que me ligaram, acho que me confundi na hora de anotar o novo endereço", diz. Ao todo, foram cinco participantes atrasados. Uma delas esbravejava ao telefone, revoltada por ficar de fora: "Não sei porque nasci no Brasil".
Camila Montes, de 16 anos, apresentou a cópia do RG e foi banida do exame. "Cheguei aqui às 10:45 com uma amiga. Esperei esse tempo todo para, no final, me dizerem que eu não poderia fazer a prova. Estou muito chateada, apesar de estar no 2º ano, queria mesmo passar por essa experiência".
Camila não foi a única a ter problemas com a documentação. Outros candidatos, que não quiseram se identificar, também perderam a prova por portarem CPF ou cópia do RG autenticada. Os estudantes deveriam ter levado os documentos originais.
Falhas no exame
Poucos dias antes da realização do Enem, cerca de mil candidatos foram surpreendidos com a notícia de mudança do local de prova por conta de erro no cartão de confirmação do concurso. Alguns candidatos foram informados sobre a alteração por telefone, e-mail e SMS. No prédio da Unirio originalmente previsto para a realização das provas (Av. Pasteur, 296) havia uma faixa informativa e cinco vans à disposição dos participantes que tiveram seu local de prova alterado para o número 436 da mesma rua.
A estudante Brenda Rozentul, de 19 anos, conta que foi avisada da mudança de endereço por telefone. A candidata do 2º ano, que chegou ao local de prova com suas anotações, fez um cursinho de junho até outubro para se preparar melhor para o exame. Brenda pretende fazer Psicologia na PUC e este é o primeiro ano que faz o Enem. "Estou me preparando há um tempo e vou fazer a prova para valer. Quero conseguir meu diploma através da nota do Enem", conta.
Já o candidato Antonio Mariani, de 18 anos, não foi informado oficialmente sobre a alteração do endereço de prova. "Minha mãe leu em algum veículo sobre a mudança e comentou comigo. Eu chequei em outros meios e confirmei a notícia. Antonio, que pretende cursar Design Gráfico na PUC, tenta o Enem pela segunda vez e comenta que a prova do ano passado foi cansativa. "Mesmo que as questões fossem fáceis, eu já estava cansado demais no final".
A estudante Bárbara Correia Maciel, 17 anos, que realiza a prova na Universidade Veiga de Almeida na Tijuca, conta que não traçou nenhum plano especial este ano. "O meu objetivo é apenas conhecer melhor o exame, à princípio não estou visando à nota nem nada. No fundo, o que eu quero mesmo é fazer as questões sem estudar, para saber mais ou menos em que nível estou. Ano que vem pretendo me preparar para valer", afirma. A estudante do Colégio Cruzeiro pensa em fazer Engenharia de Produção na UFRJ. "Procurei conversar com muitos universitários, consultei um monte de sites e essa tem sido realmente a faculdade mais indicada", conclui.
Recorde de inscritos
Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer neste fim de semana às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No sábado, os candidatos responderão a questões de Ciências Humanas e da Natureza. Já no domingo, de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.
A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.
Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.
Correção online
O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet no sábado e no domingo.
Comentários