Seminário sobre cultura afro-brasileira nas escolas ocorre em novembro
Objetivo é dar continuidade ao debate sobre a implementação da Lei 10.639 “Construindo Ações para Educação das Relações Étnico-raciais no Espaço Escolar” é o tema deste ano do III Seminário Estadual de Educação Étnico-racial do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). O evento ocorre nos dias 11 e 12 de novembro, no auditório do Sindicato, em Cuiabá, a partir das 9h.
O objetivo é dar continuidade ao debate sobre a implementação da Lei 10.639 nos projetos políticos pedagógicos e matrizes curriculares das unidades escolares, para que a lei se torne parte do cotidiano escolar. A programação do evento inclui apresentação cultural, mesas-redondas e jantar de confraternização.
O secretário de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Henrique Lopes do Nascimento, avalia positivamente os seminários anteriores. “Desde a primeira edição o encontro tem colhido bons resultados, especialmente no que diz respeito ao envolvimento e prática de ensino da cultura étnico-racial nas escolas, para que o racismo deixe de existir.”
Já para a secretária de Políticas Socais do Sindicato, Maria Celma de Oliveira, a implementação da Lei 10.639 permite o resgate da cultura brasileira. “Nós somos o segundo país negro do mundo e mesmo tendo sido trazidos para cá nas piores condições, vencemos as dificuldades e reconstruímos a nossa cultura”.
Promulgada no dia 9 de fevereiro de 2003, a Lei 10.639 altera a Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, que passou a incluir o estudo da temática “História e Cultura Afro-brasileira” no currículo oficial do ensino básico das redes públicas e privadas. Mas, na prática, o tema ainda não integra as disciplinas da maioria das escolas.
Comentários